Tatuí poderá reabrir o comércio a partir do final de semana

72
Publicidade
Da redação

Neste sábado, 6, e domingo, 7, todos os setores já podem funcionar em Tatuí, como comércio e restaurantes, respeitando as regras da fase laranja. A prefeitura confirmou na tarde desta sexta-feira, 5, que seguirá as orientações do Plano São Paulo.

A cidade entrou para a fase laranja na segunda-feira, 1º, permitindo a reabertura do comércio não essencial. Contudo, conforme regras válidas até então, permaneceu na fase vermelha das 20h às 6h em dias úteis e em período integral aos finais de semana.

A liberação para funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana foi anunciada na quarta-feira, 3, pelo governo do estado de São Paulo, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

No município, também continua a valer o decreto 21.046, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em ruas e praças públicas. Conforme o decreto, no caso de descumprimento, o infrator fica sujeito a multa de 20 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que representa R$ 581,80 – valor que pode ser aplicado em dobro no caso de reincidência.

O governador do estado, João Doria, apresentou nesta sexta-feira, 5, a atualização do Plano São Paulo, reclassificando as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Registro, Presidente Prudente e Araçatuba para a fase amarela – Tatuí continua na fase laranja, portanto.

Publicidade

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias e escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares segue proibido.

A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Onze regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana de SP (RMSP) e a Baixada Santista, que estão atualmente na fase laranja do Plano SP, poderão reabrir comércio e serviços não essenciais.

De acordo com o governo, a medida se justifica pela evolução dos indicadores de saúde em todo o território paulista. O estado registrou redução no número de leitos ocupados pela Covid, tanto em UTIs como em enfermaria.

Deste modo, neste sábado e domingo, cidades das regiões de RMSP, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Sorocaba terão liberados o atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais das 6h às 20h, durante todo o final de semana e, também,nos dias úteis.

Já nos municípios das regiões ainda em fase vermelha, como Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições estão mantidas em tempo integral. Estas seis regiões registram ocupação hospitalar de pacientes graves com Covid-19 acima de 75%.

Publicidade