Da reportagem
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a prefeitura de Tatuí, lançou na segunda-feira, 7, em cerimônia no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, o Prêmio “Maria José Gonzaga”.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o concurso, que homenageia a ex-prefeita e também professora, Maria José Vieira de Camargo, conhecida como Maria José Gonzaga, visa premiar os alunos do quinto ano do ensino fundamental que apresentarem o melhor desempenho durante o ano.
O lançamento ocorreu nas duas cerimônias de abertura do novo ano letivo, contando com a presença da família Gonzaga, representada pelo esposo da homenageada, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, e pelas filhas Alessandra Vieira de Camargo Teles, presidente, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), e Juliana Vieira de Camargo Passerani, conselheira da entidade.
A cerimônia também teve a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, de vereadores e secretários municipais, além de parte dos alunos e professores da rede municipal de ensino.
De acordo com o prefeito, a ideia é premiar um estudante em destaque de cada sala de quinto ano. Com isso, ao todo, serão premiados 56 estudantes, com a cerimônia de premiação no final do ano letivo.
“Vai ter uma comissão dentro de cada escola, e eles vão identificar os alunos destaques de cada sala de quinto ano, quando eles estão mudando de fase, saindo do fundamental I para ir para o fundamental II. Nós temos 56 salas na nossa rede, então, 56 estudantes serão premiados em uma festa muito bonita”, afirmou o prefeito.
Além de receber a premiação, os estudantes que se destacarem terão as fotos fixadas nas escolas em um painel de melhores alunos. A avaliação será feita por comportamento, frequência nas aulas e desempenho (notas).
A iniciativa é a segunda a premiar alunos da rede pública municipal. Tatuí ainda mantém a medalha “Paulinho Ribeiro”, instituída pela lei municipal 5.276, de 1º de agosto de 2018, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, que neste ano chega à terceira edição.
“No final de 2022, vamos entrar na terceira edição da medalha ‘Paulinho Ribeiro’ para os alunos do nono ano, e os melhores estudantes do quinto ano vão receber o Prêmio ‘Maria José Gonzaga’ em reconhecimento pelo bom desempenho”, afirmou o prefeito.
Justificando o lançamento do novo prêmio, Cardoso Júnior salientou que Maria José “também foi professora, amava a educação e foi responsável por grande parte das novidades que serão instituídas na rede de ensino a partir deste ano”.
“Tudo foi construído com ela. No tempo em que fui secretário, nós nos reuníamos e ela falava do desejo de cuidar dos alunos da nossa cidade e oferecer o melhor. Ela é participante de tudo o que estamos apresentando para 2022, então, nada mais justo do que instituirmos a partir de hoje um prêmio com o nome dela”, argumentou o prefeito.
A O Progresso de Tatuí, Cardoso lembrou ter sido autor da lei que instituiu a medalha “Paulinho Ribeiro”, voltado para a fase final do fundamental II, quando ainda era vereador, e que, agora, propôs o Prêmio “Maria José Gonzaga” para incentivar os alunos na fase final do fundamental I.
A premiação envolve uma medalha e pode haver outros prêmios, como viagens e cursos de línguas, dependendo do apoio do comércio e de estabelecimentos parceiros da prefeitura.
Na cerimônia realizada no período da manhã, Alessandra e Juliana agradeceram a homenagem feita à mãe e falaram do orgulho que Maria José mantinha por ter sido professora e ter participado do processo de alfabetização de inúmeros alunos.
“Antes de ser professora, ela também foi aluna e se esforçou muito para estudar. Então, crianças, se esforcem para que, no final do ano, vocês possam ganhar este prêmio de reconhecimento”, disse Alessandra.
Já na cerimônia realizada no período da tarde, o ex-prefeito Gonzaga esteve presente para agradecer a realização da homenagem e falar do trabalho da esposa homenageada junto à Educação municipal.
“Estou muito feliz, e tenho certeza de que ela também está”, salientou o ex-prefeito, agradecendo a atual administração pela lembrança e reconhecimento do trabalho de Maria José, por meio da premiação.
A O Progresso de Tatuí, o ex-prefeito destacou que Maria José se dedicou muito para atingir “um sonho de juventude, que era se tornar professora”, e falou um pouco do significado da homenagem para a família Gonzaga.
“Ela lutou para estudar; depois, lutou para passar em um concurso público – o que era muito difícil na época – e deu aulas não só para crianças, mas também para jovens e adultos, muitos dos quais ela alfabetizou. Então, a família fica muito feliz por esta homenagem”, declarou o ex-prefeito.
Conforme Gonzaga, além de ter realizado diversas obras importantes para o município, Maria José tinha uma atenção muito especial pela Educação. “Ela tinha prazer em visitar as escolas, as creches, e ficava muito satisfeita quando via o sorriso de uma criança. Enfim, estamos muito felizes pela homenagem”, enfatizou o ex-prefeito.
“Ainda carregamos a saudade, mas dizem que a dor tem limites, e tenho certeza de que, de onde ela está agora, está torcendo para que a gente supere isso e que siga em frente como ela sempre pregou. Ela deixou um grande legado de amor, amizade, alegria, respeito pelas pessoas e, principalmente, pelos menos favorecidos”, concluiu o ex-prefeito.
Maria José Gonzaga
Natural de Angatuba (SP), Maria José nasceu em 10 de junho de 1946 e faleceu no dia 8 de agosto de 2021, aos 75 anos, em decorrência de um câncer no abdômen. Ela foi professora, empresária, filantropa e dirigiu o Escritório Santa Cruz por cerca de 40 anos.
Durante oito anos (2005/2012), presidiu o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, e era filiada ao PSDB, partido pelo qual disputou e venceu duas eleições.
Em 2016, foi a 37º prefeita de Tatuí, eleita para o mandato 2017/2020, com 51,38% dos votos válidos. Foi reeleita em 2020, com 58,29% dos votos para um segundo mandato, no período 2021/2024.
Maria José foi a segunda mulher a ocupar o cargo máximo do Poder Executivo de Tatuí e a primeira eleita pelo voto popular. A primeira prefeita de Tatuí ocupou o cargo entre 1945 e 1947, Francisca Pereira Rodrigues, a professora Chiquinha Rodrigues (1896/1966).