Cerimônia marca abertura do novo ano letivo da rede pública municipal

Mais de 11,3mil alunos voltaram às aulas 100% presenciais na segunda-feira

Prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior apresenta as novidades do ano letivo (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A volta às aulas de forma 100% presencial após o período de férias de fim de ano, pela rede municipal de educação de Tatuí, começou de forma diferente nesta segunda-feira, 7, com cerimônia no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí.

Foram realizados dois eventos, às 9h e às 14h30, marcando a abertura do ano letivo de 2022, além da entrega de kits escolares, apresentação dos novos projetos pedagógicos e o lançamento do Prêmio “Maria José Gonzaga”.

A cerimônia teve presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, de vereadores e secretários municipais, além de parte dos alunos e professores da rede municipal de ensino.

O ex-prefeito e atual secretário parlamentar Luiz Gonzaga Vieira da Camargo – esposo da ex-prefeita Maria José Vieira de Camargo – também participou das cerimônias, junto com as filhas Alessandra Vieira de Camargo Teles, presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), e Juliana Vieira de Camargo Passerani, conselheira da mesma entidade.

O início das cerimônias contou com apresentação das equipes das áreas de música e artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Eles divulgaram os cursos oferecidos pela instituição e o prazo de inscrições para novos alunos.

Em seguida, a secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, deu as boas-vindas aos funcionários das escolas, professores, coordenadores, diretores e supervisores, falando da preparação e das novidades para o novo ano letivo.

“Em meio às situações únicas que presenciamos nas unidades escolas nos últimos anos, iniciamos mais um ano letivo com muita esperança, planejamento e ações, que mostrarão o quanto acreditamos na educação que transforma, nesta missão especial que é ser educador e em proporcionar aos nossos alunos tudo de melhor”, declarou a secretária.

Na semana que antecedeu à cerimônia de abertura das aulas, todas as equipes pedagógicas reuniram-se para planejar e discutir novas estratégias para o ensino de 2022.Também conheceram novas ferramentas e novos materiais para o trabalho nas salas de aula.

Segundo Elisângela, os novos materiais instituídos na rede de ensino devem auxiliar na recuperação de uma possível defasagem ocorrida em relação à aprendizagem durante o período de pandemia.

“Pedagogicamente, posso destacar que 2022 vem trazendo projetos pioneiros em nosso município, sempre focando na qualidade do ensino da escola pública, e assim o fazendo com amor e dedicação”, destacou a secretária.

Elisângela também falou das reformas e das melhorias realizadas nas escolas da rede pública municipal nos últimos meses, para receber os alunos.

“Além do aspecto pedagógico, termos estruturado fisicamente os nossos espaços, deixando as escolas mais bonitas e acolhedoras para o cotidiano. Pouco a pouco, as escolas estão ficando cada vez mais lindas e bem cuidadas para receber os nossos alunos”, sustentou a secretária.

Mais de 11,3 mil estudantes voltaram às aulas na segunda-feira, sendo 2.620 na educação infantil, 6.631 do 1º ao 5º ano, 1.887 do 6º ao 9º ano e outros 180 na EJA (educação de jovens e adultos).

Na cerimônia, estiveram presentes parte dos alunos e professores; outros puderam acompanhar o evento(transmitido ao vivo pelas redes sociais) nas próprias escolas.

No período da manhã, participaram os estudantes das Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “João Florêncio”, “Eugênio Santos”, “Prof. Paulinho Ribeiro” e “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”; e, à tarde, das Emefs “Prof. José Tomás Borges”, “Prof.ª Maria Conceição Oliveira Marcondes”, “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e “Teresinha Vieira de Camargo Barros”.

Conforme a secretária da Educação, para as pré-escolas, duas primeiras semanas de aula serão voltadas à adaptação e acolhimento das crianças, além de uma reunião com as famílias, para apresentação dos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Os mais de 2.620 alunos matriculados neste ciclo educacional estão distribuídos em oito pré-escolas urbanas, cinco pré-escolas rurais e mais 27 creches que possuem salas de pré-escolas, totalizando 40 unidades escolares.

Os alunos do ensino fundamental I e II, bem como da EJA, retornarão às 18 escolas do município. Somente os 425 alunos da escola projeto “Senna em Ação” terão as atividades retomadas na semana seguinte, dia 14, segunda-feira.

“Essa simbologia de lançarmos o primeiro dia de aula é um ato que esperávamos há muito tempo. Afinal de contas, tivemos dois anos muito difíceis com a pandemia e passamos por diversas dificuldades para levarmos os nossos alunos para dentro do ambiente escolar. Hoje, é um dia para comemoramos”, disse o prefeito.

Cardoso Júnior apresentou os novos programas e ações que farão parte do ano letivo de 2022, fez a entrega simbólica do “kit escolar” para alunos das escolas presentes e apresentou o novo uniforme escolar da rede municipal.

A primeira novidade é a presença de profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares, em todas as creches e escolas da rede municipal, para darem suporte aos cuidadores já existentes nas unidades de ensino.

Para este ano, a prefeitura, em parceria com a Secretaria de Educação, também implantou as “Salas Makers” – espaços para aulas práticas – nas unidades de ensino fundamental II e do projeto “Senna em Ação”.

Conforme o prefeito, o projeto é piloto e foi implantado em cinco salas para “contribuir com a experimentação, a aprendizagem criativa e a prática do conhecimento”.

Cardoso Júnior também mostrou o novo sistema de monitoramento digital implantado para a segurança nas escolas e creches e falou do projeto“Ciranda Literária”, que será iniciado neste ano na educação infantil e do ensino fundamental.

Para finalizar, o prefeito lançou o Prêmio “Maria José Gonzaga”, destinado aos alunos dos quintos anos do ensino fundamental que tiverem o melhor desempenho estudantil durante o ano letivo.

Os eventos da manhã e da tarde foram finalizados com uma contação de histórias, feita pelo professor e escritor Filipe Macedo, da Editora Ciranda Cultural.

 

 

Links:

entrega de kits escolares

Link da matéria desta edição

lançamento do prêmio “Maria José Gonzaga”

Link da matéria desta edição