Conservatório publica novas datas para estudantes em Tatuí e ‘polo’

Instituição ratifica editais estendendo prazo final para a próxima quarta

Instituição de ensino oferece vagas em diversas áreas
Da redação

Termina nesta próxima quarta-feira, 9, o novo prazo de inscrições para os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí. A instituição ratificou os editais, por meio dos quais define as regras ao ingresso de novos alunos, no início desta semana, segunda-feira, 31 de janeiro.

A nova data consta em comunicados publicados no site www.conservatoriodetatui.org.br. O prazo inicial de encerramento das inscrições era o dia 21 de janeiro, às 18h. Os processos seguem por meio eletrônico.

Ao todo, foram modificados cinco editais, sendo quatro deles voltados aos cursos disponibilizados pela unidade da “Capital da Música” e o quinto, para o polo de São José do Rio Pardo.

Em Tatuí, os candidatos podem se inscrever para cursos nas áreas de música erudita, música popular, educação musical e artes cênicas. Em São José, há vagas apenas para música erudita.

Na área de música erudita (instrumentos, canto lírico e luteria), os candidatos sem conhecimento musical terão de passar por processo de avaliação de vídeo, entrevistas virtuais (convocadas por e-mail) e precisarão estar atentos às divulgações de datas, horários e links de acesso.

Para a luteria, a seleção consiste em entrevista online para avaliação de raciocínio lógico, além de um teste de capacidade auditiva (apenas de afinação).

O processo da área de MPB/jazz, choro e música raiz (instrumentos e cantos) envolve apenas o envio de vídeos, que serão analisados. Já na área de música erudita, que abrange os cursos de musicalização infantil, musicografia braile e educação musical para adulto, a seleção se dará por pontuação de formulários (para educação musical de adultos) e avaliação aos demais cursos.

Na área de artes cênicas, o edital prevê que o candidato envie uma reflexão escrita versando sobre um dos três materiais indicados no edital. São eles: o livro “A Vida Não É Útil”, de Ailton Krenak; “Da Lama ao Caos”, álbum de Chico Science & Nação Zumbi 3; e “Só Dez por Cento É Mentira”, filme de Pedro Cezar.

Em uma segunda etapa, haverá duas aulas práticas online, ministradas por meio da plataforma Zoom. O candidato deverá ingressar nas salas indicadas (a partir de um link fornecido por e-mail) com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Na sequência, o processo envolve a apresentação de cenas em duas datas distintas. Os concorrentes deverão preparar uma cena com duração de três a cinco minutos, a partir de um texto de livre escolha ou de obras indicadas no edital. A cena será apresentada em um dos dias do processo seletivo.

A etapa final consiste em entrevista, que será presencial e realizada no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí. A data prevista é o dia 18 deste mês, das 19h às 22h. O espaço fica na rua São Bento, 415, no centro.

Em São José do Rio Preto, a admissão é para cursos de instrumento e canto (música erudita). As etapas são similares às do edital da mesma área aberto em Tatuí.

Neste ano, o Conservatório oferece 658 vagas em mais de 50 cursos regulares. Para música erudita, a instituição está com 205 vagas abertas em Tatuí, para serem preenchidas entre os cursos de acordeão, canto lírico, canto barroco, clarinete, contrabaixo acústico, cordas dedilhadas históricas, cravo e eufônio.

Ainda há vagas para os cursos de fagote, flauta doce, flauta transversal, fortepiano, harpa, luteria, oboé, percussão sinfônica, piano clássico, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão clássico, violino, violino barroco/viola barroca, violoncelo e violoncelo barroco/viola da Gamba.

Na área de música popular, a instituição disponibiliza 58 vagas. Elas são ofertadas nos cursos de MPB/jazz (bateria, canto, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete e violão), choro (bandolim, cavaquinho choro, flauta choro, percussão choro e violão 7 Cordas) e música raiz (viola caipira).

Para essas habilitações, o regulamento prevê que as vagas sejam destinadas apenas a candidatos que já têm conhecimento musical.

Na área de educação musical, há 208 vagas, sendo 168 para musicalização infantil e 40 em formação em educação musical. A distribuição será feita entre os cursos de musicalização infantil 1 (para crianças de quatro anos); musicalização infantil 2 (cinco anos); musicalização infantil 3 (seis anos); musicalização infantil 4 (sete anos); e formação em educação musical (manhã ou tarde).

As vagas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público, a ser realizado em dia e horário estabelecidos pelo Conservatório.

Na área de artes cênicas, há 140 vagas a cursos de ateliês de iniciação às artes da cena para crianças; ateliês em artes da cena para adolescentes; e artes cênicas e cenografia. As vagas para ateliês de iniciação para crianças e adolescentes serão distribuídas por sorteio.

Candidatos ao curso de artes cênicas enfrentarão cinco dias consecutivos de aulas, laboratórios, prova escrita e entrevista com os professores da escola. Quem não comparecer em algum dos dias estará automaticamente desclassificado.

No curso de cenografia, a seleção será feita por meio de entrevista com banca formada por professores da área de artes cênicas.

Em nota à imprensa, a instituição afirma que a quantidade de vagas abertas está condicionada à de remanescentes do ano letivo de 2021.

Por essa razão, alguns cursos não dispõem de vagas para novos alunos no momento, caso do curso de regência. No entanto, o Conservatório abrirá processo para lista de espera de interessados em cursar acordeão, piano, harpa, violão, flauta doce, bateria (MPB/jazz), trombone (MPB/jazz), cavaquinho (choro), violão de 7 cordas (choro) e percussão (choro).

Candidatos com conhecimento musical e teatral que forem aprovados no processo seletivo para novos alunos poderão se inscrever, também, para concorrer a vagas de bolsistas nos grupos artísticos do CDMCC.

O polo de São José do Rio Pardo tem mais 47 vagas em cursos de música erudita. Elas estão distribuídas entre canto lírico, clarinete, contrabaixo, flauta transversal, percussão sinfônica, piano, piano colaborativo, saxofone, trombone/eufônio/tuba, trompa, trompete, viola, violão clássico, violino e violoncelo.