Tatuí lança o 1º roteiro turístico religioso

Com percurso de 20 quilômetros, rota ‘Caminhada da Fé’ passa por diversos atrativos

58
Capela de São João do Bemfica, um dos pontos turísticos e religiosos visitados na rota de peregrinação
Publicidade
Da reportagem

Neste domingo, 3, dentro da programação da 3ª Semana Municipal de Turismo, é lançada em caráter experimental a rota turística e de peregrinação religiosa “Caminhada da Fé de Tatuí” – o primeiro roteiro oficial da cidade.

Conforme o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a rota foi criada com o intuito de promover o turismo religioso, de lazer e esportivo. O percurso conta trajeto de quase 20 quilômetros, passando por diversas igrejas e atrativos turísticos.

A caminhada começa pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), passando pelo Conservatório de Tatuí, Lar São Vicente de Paulo, praça Ayrton Senna, Igreja Nossa Senhora das Graças, Capela de São João do Bemfica, bairro de Americana, represa, capela do bairro Guaxingu e concluindo no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

A primeira caminhada tem saída às 5h, da Praça da Matriz. Segundo Sinisgalli, um grupo com mais de 70 pessoas já havia efetuado a inscrição para participar do roteiro turístico.

Para realizar o caminho, é obrigatório o preenchimento de um formulário de inscrição disponível no https://forms.gle/UMaxwhXF9LFJavqY7 ou solicitando pelo e-mail caminhodafe.tatui@gmail.com.

Publicidade

“No dia 5, como será lançada a rota oficialmente, vamos contar com apoio de equipes de outras secretarias, carros de apoio, pontos com distribuição de água e até um café da manhã na chegada, mas isso no dia do lançamento”, comentou o secretário.

Para os participantes poderem receber os certificados, a SECTLJ também criou um “QRCode”, disponível nas placas do percurso, pelo qual os participantes devem enviar três fotos “selfies”, sendo uma mostrando o participante no começo do trajeto, outra no meio e uma foto no fim do percurso.

“O certificado será recebido pela secretaria. Nós vamos analisar se o participante realmente esteve no percurso e, depois, enviamos o certificado por e-mail. Isso é mais para incentivar as pessoas a estarem concluindo o trajeto”, explicou o secretário.

A caminhada foi formatada e estruturada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a partir de projeto elaborado por membros do Santuário Nossa Senhora da Conceição – a Igreja Matriz de Tatuí -, que há meses já realizam a atividade.

A ideia foi apresentada na reunião do mês de junho do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí), com participação de Sinisgalli; do reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Élcio Roberto de Góes; do colaborador do santuário, Carlos Augusto Quevedo; do agente de Trânsito Aldanir Kleber de Lima; e dos turismólogos da prefeitura, Jean Vinicius Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho.

Conforme o pároco, a rota turística surgiu durante a pandemia, quando o padre começou a realizar caminhadas pelas igrejas da cidade, seguindo o exemplo da experiência do “Caminho da Fé” de Águas da Prata até Aparecida – cujo roteiro conta com 330 quilômetros.

“Um dia, falando com o Carlos Augusto, partilhei que seria interessante fazermos um caminho da fé aqui em Tatuí, e ele idealizou todo o percurso. Ele fez um projeto saindo aqui da igreja Matriz – que está em processo para ser elevada à basílica menor – e seguindo até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, o primeiro santuário aqui de Tatuí”, ressaltou o pároco.

Goés enfatizou que a intenção da caminhada é promover a fé, o incentivo à atividade física e ser mais uma opção de turismo para o município. “Apresentamos ao Comtur, e eles sistematizaram o caminho como será lançado no domingo”, acrescentou o padre.

Sinisgalli enfatizou que o projeto da Matriz veio ao encontro do que a pasta já pretendia fazer. “Como já existia um grupo seguindo essa caminhada, achamos interessante incluir no roteiro oficial e pedimos para o padre Élcio nos apresentar o projeto”, contou.

O secretário informou que, para lançar o roteiro, a secretaria preparou toda a infraestrutura. Quem participar, poderá seguir as placas de identificação com “QRCodes”, fazer inscrição e receber certificado.

“São cerca de cinco horas de caminhada. Por isso, nós indicamos que os caminhantes levem uma mochila pequena com uma garrafa de água, uma fruta, bolacha, pão ou qualquer alimento, além de usar roupas e calçados confortáveis. Também recomendamos o uso de boné, chapéu ou viseira e protetor solar”, orienta o secretário.

Segundo ele, o município já está formatando outros roteiros, sendo a “Caminhada da Fé” um “piloto”. O próximo a ser lançado é um roteiro de doces, passando pelos pontos turísticos conhecidos por oferecê-los na cidade.

“Estamos pensando em diversos roteiros, mas a Caminhada da Fé estava mais adiantada. A gente sabia que já estava sendo executada, que o padre já tinha feito algumas vezes. Por isso, optamos por lançar a rota religiosa primeiro”, concluiu Sinisgalli.

Publicidade