Tatuí entra na fase 2 do Plano SP e reabre comércio nesta quarta

Decreto municipal permite atendimento presencial do comércio em geral (foto: Altair V. Camargo)
Da redação

Os 48 municípios que fazem parte do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba poderiam voltar à fase laranja do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira, 13, contudo, Tatuí optou por permanecer na fase vermelha por mais dois dias.

A nova fase começa a partir desta quarta-feira, 15. Novo decreto municipal permite funcionamento de atendimento presencial em escritórios, imobiliárias, comércio de rua e concessionárias.

Permanecerão fechados: espaços públicos; bares, restaurantes e similares; academias; teatro e cinema; e eventos com aglomerações, incluindo os esportivos. Nos casos de restaurantes, bares e lanchonetes, é possível continuar oferecendo os serviços em “delivery”.

A reclassificação foi anunciada na manhã de sexta-feira, 10, em coletiva do governador do estado de São Paulo, João Doria. Esta é a sexta atualização de fases da retomada econômica do Plano São Paulo, que tem quarentena prorrogada para até o próximo dia 30 de julho.

A reclassificação permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

A cidade tinha iniciado o Plano SP na fase laranja, mas, no dia 29 de junho, teve de fechar os comércios não essenciais, com a regressão para a fase vermelha. A medida tinha sido anunciada no dia 26.

As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo novo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período.

O governo estadual explica que uma região só pode passar à reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.

Conforme anunciado pelo governo do estado, as três próximas atualizações programadas pelo Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e a capacidade hospitalar são verificados semanalmente, e, em caso de piora acentuada, podem haver à regressão de fase em caráter extraordinário.