Tatuí busca comprar vacinas contra Covid

537
Quinto lote da Coronavac com 890 doses foi entregue na sede da VE (Foto: Eduardo Domingues)
Publicidade
Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou, nesta sexta-feira, 5, uma manifestação de interesse da adesão de Tatuí ao consórcio de municípios lançado pela FNP (Federação Nacional de Prefeitos) para a compra de vacinas contra a Covid-19.

Em publicação em rede social, a chefe do Executivo explica que a ideia do consórcio é que as prefeituras possam comprar as vacinas, caso o PNI (Plano Nacional de Imunização), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

A publicação ainda destaca que, somente após a constituição legal, com a criação de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a escolha de diretoria, o consórcio estará apto a fazer a compra de vacinas.

“Neste momento de crise aguda, temos que agir com ações de planejamento”, declara ela, na publicação. “A prioridade é salvar vidas e imunizar a todos os tatuianos o mais rápido possível”, acrescenta Maria José.

Novos lotes de vacinas

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana mais dois lotes de vacinas da Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.

Ao todo, a cidade recebeu 2.980 doses do imunizante, sendo 2.090 do quarto lote, entregue no início da tarde de segunda-feira, 2, e 890 do quinto lote, no fim da manhã de sexta-feira, 5.

As ampolas foram retiradas em Sorocaba, na sede do Grupo de Vigilância Epidemiológica, e trazidas até Tatuí por um funcionário da VE local.

De acordo com a titular da pasta, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, o quarto lote da Coronavac juntou-se às 1.230 doses da vacina da AstraZeneca, produzida junto à Universidade de Oxford e que, no Brasil, é distribuída pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), recebidas na última sexta-feira de fevereiro, 26, para atender à porcentagem de dois públicos-alvo.

Seguindo cronograma estabelecido pelo Plano Municipal de Imunização, a secretaria local começou, na segunda-feira, 1º, a imunização de idosos com 80 anos completos.

Dois dias depois, foi iniciada a aplicação da primeira dose das vacinas aos moradores acima de 77 anos e da segunda aos idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde.

Das 890 doses recebidas no quinto lote da Coronavac, na sexta-feira, 570 ampolas estão destinadas ao público de 77 a 79 anos, enquanto as outras 320 serão aplicadas nos idosos a partir de 80 anos.

A coordenadora da VE, enfermeira Rosana de Oliveira, afirmou que o novo lote atende ao percentual necessário para completar a vacinação dos idosos acima de 80 anos. Já com as 570 doses aos moradores de 77 a 79 anos, serão atendidos 43% deste grupo.

Os lotes são recebidos gradativamente. O novo corresponde a um percentual para completar o atendimento ao grupo de 80 a 85 anos e ao de 77 a 79 anos. Com as doses recebidas na sexta-feira, devem ser atendidos 43% deste público.

Rosana reforçou que o município, por enquanto, não tem previsão de receber mais vacinas. Segundo ela, provavelmente, o próximo lote a ser recebido deverá completar a imunização dos idosos de 77 a 79 anos e, na sequência, a VE analisará a possibilidade de iniciar a vacinação em uma nova faixa etária.

Sobre o atual estágio da Covid-19, Tirza afirma que o município ainda apresenta gráfico crescente. A secretária municipal informa que o “gripário” tem realizado mais de cem atendimentos diários. “Nem todos têm testes positivos, mas ainda temos um número alto de atendimentos”, reconhece.

Conforme a VE, até a manhã de sexta-feira, a cidade somava 31.474 notificações da doença, das quais 108 aguardavam os resultados dos exames, 27.165 haviam sido descartados e 7.201, confirmados. Entre estes, 6.975 haviam se recuperado, 141 falecido e 85 seguiam em tratamento (reportagem nesta edição).

Tirza afirma que Tatuí mantém o planejamento de uma alta testagem e destaca a taxa de recuperação dos pacientes infectados, equivalente a 96,86% dos exames positivos. “Se comparada aos municípios da região, a taxa de recuperação dos pacientes em Tatuí é bastante alta”, aponta a secretária.

Vacinação em Tatuí

O órgão de saúde municipal informou ter aplicado, até às 9h de sexta-feira, 5, 10.119 doses das vacinas da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 7.375 são referentes à primeira dose e 2.744, à segunda.

As vacinas são aplicadas na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Doutor Laurindo, e na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 14h, e na UBS “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 18h. As quatro unidades oferecem sistema “drive-trhu” para as pessoas, a partir de 77 anos, com dificuldade de locomoção.

Os idosos acamados, a partir desta faixa etária, cadastrados no Sad (Serviço de Atenção Domiciliar) e nas unidades identificadas como ESF (Estratégia de Saúde da Família), são vacinados nas respectivas residências.

Publicidade