Tatuí­ pode ser nova cidade a receber iniciativa da UFSCar

 

Tatuí pode ser a nova cidade a receber o projeto “Futuro Cientista”, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A implantação da iniciativa no município foi tema de encontro entre equipe da prefeita eleita, Maria José Vieira de Camargo, e representantes da instituição. A reunião aconteceu em Tatuí, no dia 14.

Conforme a assessoria de imprensa da empresária, o programa já é desenvolvido em escolas municipais das cidades de Cesário Lange, Iperó, Pilar do Sul, São Roque e Sorocaba. A ação tem como objetivo incentivar estudantes de baixa renda a estudarem e a se tornarem cientistas e empreendedores.

A implantação em Tatuí foi discutida entre os professores responsáveis pelo desenvolvimento do programa, Fabio Milk e Isabelle Chaves, o vice-prefeito eleito, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, e a futura secretária municipal da Educação, professora Marisa Fiúsa Mendes Kodaira, no escritório político do PSDB local.

A reunião foi acompanhada pelo vereador eleito João Éder Alves Miguel (PV) e pelo jornalista Christian Pereira de Camargo, futuro chefe de gabinete de Maria José.

Na proposta apresentada pela UFSCar às autoridades locais, o atendimento em Tatuí poderia abranger até 240 alunos, de quatro escolas de ensino fundamental. O “Futuro Cientista” atende alunos de escolas públicas que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

“A ideia é proporcionar um plano de vida ao estudante que o ajude a ingressar em uma universidade pública e iniciar sua carreira acadêmica. Além disso, o objetivo é encontrar futuros talentos para a ciência”, disse Milk, por meio de nota enviada à imprensa pela assessoria da prefeita eleita.

“Durante todo o ano, diversas ações são realizadas para a formação científica dos estudantes, como concurso de redação, maratona do conhecimento e concurso de curtas-metragens”, descreveu o professor responsável.

Conforme ele, há, também, dois eventos anuais, com participação obrigatória dos alunos conveniados. O primeiro é a “Escola Preparatória para Futuros Cientistas”; o segundo, o “Encontro Regional de Futuros Cientistas”.

Por meio da escola, os estudantes participam de palestras, oficinas, minicursos e desafios. Já o encontro consiste em ação no final do ano que funciona como uma feira de ciências, contando com apresentações e premiações dos projetos e concursos.

Novas reuniões para formatar a parceria deverão ocorrer a partir de janeiro, quando a nova administração estiver em exercício. “A ideia é interessante e motivadora. A nossa administração quer isso: desafiar os jovens e melhorar o ensino”, destacou Luiz Paulo, também por meio do material de divulgação.