Da redação
A prefeitura, por meio dos técnicos da Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar Ambiental, realizou no dia 3 o resgate de um tatu-canastra (“Priodontes Maximus”) em uma residência no Jardim Santa Rita de Cássia.
De acordo com o morador da casa, que contatou o Departamento de Meio Ambiente para solicitar o resgate, o animal entrou na residência “claramente perdido e muito assustado”.
O tatu-canastra foi resgatado pelos técnicos da prefeitura e encaminhado à Polícia Militar Ambiental, que realizou a soltura do animal na região rural do município, após ele ser considerado apto para retornar à vida livre.
“Com o processo de urbanização, o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas se torna cada vez mais frequente”, explica a veterinária da Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Souza.
Ela ainda ressalta que, em casos como esse, ao avistar um animal silvestre perdido em área urbana, é preciso entrar em contato imediatamente com a Polícia Ambiental, pelo telefone (15) 3251-6441, ou com a Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, pelo telefone (15) 3205-1082.