Os agentes comunitários de Saúde, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura, participaram na terça-feira, 17, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, de palestra sobre o trabalho em campo no controle das arboviroses.
Ministrada pelo engenheiro agrônomo Silvio Carvalho, da Regional Sorocaba da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) do Estado de São Paulo, a palestra abordou as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela (esta última podendo ser prevenida por meio de vacina), bem como o ciclo evolutivo do mosquito.
O agrônomo respondeu a perguntas e esclareceu dúvidas dos agentes, além de mostrar o modo correto de fazer a visita casa a casa, explicando o que fazer, a importância de educar os moradores e as formas de eliminar os criadouros do mosquito, evitando a proliferação. Ao final, abordou o uso de repelentes, os diferentes tipos e os cuidados necessários.
Participaram da palestra 43 agentes, além da coordenadora de Atenção Básica, Marília dos Santos Bernardo, da coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, e do visitador sanitário Marcelo Rodrigo de Oliveira.
“Essa palestra proporcionou uma reciclagem de conhecimentos para os agentes comunitários de saúde, que já realizam as visitas, orientando quanto aos cuidados e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas áreas em que atuam”, afirmou Oliveira.