A SPTC (Superintendência da Polícia Técnico-Científica), órgão subordinado à SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), negou que o IML (Instituto Médico Legal) de Itapetininga esteja suspendendo o funcionamento aos sábados e domingos. A informação chegou à reportagem de O Progresso nesta semana e foi confirmada por fontes relacionadas à SSP.
De acordo com a assessoria da secretaria, o instituto funciona 24 horas, “inclusive aos finais de semana”. Em todo o período, conforme o comunicado enviado ao bissemanário, “a unidade recebe corpos e realiza exames necroscópicos”.
Segundo informações extraoficiais enviadas ao jornal, funcionários de funerárias de Tatuí e da região teriam de aguardar a abertura do IML com corpos de falecidos no interior dos veículos.
Todavia, oficialmente, das três funerárias que atendem à cidade, duas preferiram não se manifestar e uma afirmou que o atendimento estava normal.
A secretaria informou que a unidade conta com quatro médicos legistas, três auxiliares de necropsia e três atendentes. Entre 1o de janeiro e 25 de abril deste ano, foram realizados 75 exames necroscópicos e 1.928 de corpo de delito.
O comunicado da SPTC declara que a equipe será ampliada com a contratação de 118 agentes, sendo 57 médicos legistas e 61 peritos, 16 técnicos em laboratório e 62 oficiais administrativos, além de outros dez profissionais já chamados.
Eles ainda passarão por formação da Acadepol (Academia de Polícia) e serão distribuídos por todo o Estado após a conclusão do curso.