Da redação
Contemplada com recursos da lei federal 14.017 – a Lei Aldir Blanc (LAB) -, por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020, a SO.PA Produções – Banda “Somos Parasitas” apresenta, em seu canal no YouTube, a série audiovisual “Mondo Difficile”.
Do italiano “mundo difícil”, a série é modo “suíte”, isto é, uma forma musical própria da música erudita, comum nos períodos barroco e da renascença, em que uma sequência de movimentos musicais dançantes se inter-relacionam por algum aspecto musical ou temático.
Neste caso, o elemento que unifica é a performance de quatro atores ao som de músicas da banda local “Somos Parasitas”.
“A performance dos atores está baseada na expressão corporal própria do teatro, misturada com a técnica e a estética da dança contemporânea japonesa Butoh”, explica a produção do espetáculo.
Gravada ao vivo no CEU das Artes de Tatuí – Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, a série “Mondo Difficile” traz “problemáticas da vida contemporânea, como a violência, a questão do biopoder que o filósofo francês Michel Foucault concebeu, e a violência de gênero retratadas em uma linguagem visual como a do cinema de autor”, ainda segundo a produção.
De acordo com os idealizadores, “’Mondo Difficile” é um mundo difícil, é a realidade complexa e caótica que, para entendê-la, requer uma análise, requer repensar a existência para construir um mundo melhor”.