Sinfônica de Tatuí­ faz apresentação para abrir Coreto Paulista de Férias

515





Com participação especial do saxofonista americano Dale Underwood, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre o Coreto Paulista – VIII Curso de Férias. O concerto terá regência do maestro Dario Sotelo e será realizado hoje, domingo, 3, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

O evento tem apoio institucional da TV Tem, patrocínio da CCR SPVias (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e apoio cultural da Yamaha Musical do Brasil.

A apresentação de abertura integra programação do evento, que inclui aulas técnicas a 134 bolsistas, selecionados entre mais de 450 inscritos. Os bolsistas receberão estadia completa, inclusive alimentação.

Os selecionados participarão de 13 cursos (flauta, saxofone, oboé, fagote, clarinete, trompete, trompa, bombardino, trombone, harpa, tuba, percussão, composição, arranjo e regência) com aulas individuais de cada instrumento, atividades de música de câmara e da banda de bolsistas.

O Coreto Paulista tem como objetivo promover e fomentar as atividades desenvolvidas pelas bandas e corporações musicais espalhadas pelo Estado de São Paulo. Estão previstas, para esta edição, apresentações e palestras em diversos espaços.

As atividades acontecem no Conservatório, no Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, na Praça da Matriz e na Concha Acústica Municipal “Maestro Spártaco Rossi”.

De acordo com a assessoria do Conservatório, Underwood volta ao local após hiato de uma década. O músico fez a primeira apresentação na cidade em 2004, gravando o CD “Sax Brasileiro”, junto à orquestra sinfônica da instituição.

Ainda conforme a assessoria, o músico “é internacionalmente reconhecido como um dos principais saxofonistas clássicos da atualidade”, tendo sido aclamado pelo jornal “Washington Post” como o “Heifetz do Saxofone”.

Além dele, têm participações especiais nas atividades do Curso de Férias dos músicos Markus Mauderer e Leo Gandelman.

Mauderer é natural da Alemanha e estudou regência no Conservatório de Basel (Suíça), com Felix Hauswirth, e na Universidade de Educação, em Karlsruhe (Alemanha).

“Gandelman alcançou patamar inteiramente único no Brasil: é adorado pelo grande público (jovem e pop) e também pelos fãs de MPB”, afirmou a assessoria.

Por meio do Coreto Paulista, o Conservatório oferece 16 atrações gratuitas em agosto. A programação segue na segunda-feira, 4, com recital do Quinteto de Metais São Paulo, às 20h30 no “Procópio Ferreira”.

O grupo é integrado por Fernando Dissenha e Marcelo Matos (trompete), José Costa Filho (trompa) e Darcio Gianelli e Darrin Milling (trombone).

O segundo espaço do Conservatório, Salão Villa-Lobos, receberá na terça-feira, 5, recital de música de câmara, a partir das 19h. Ainda na terça, às 20h30, no teatro, será realizada a palestra “Panorama Mundial dos Sopros e Percussão”, ministrada por Dario Sotelo.

No dia 6, quarta-feira, às 11h, haverá recital de música de câmara no Mercado Municipal. Às 11h30, a Praça da Matriz recebe a primeira atração dos concertos externos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência de Sotelo.

No Salão Villa-Lobos, às 19h, está agendado recital de música de câmara. Às 20h30, no “Procópio Ferreira”, haverá recital de professores do VIII Curso de Férias.

Na quinta-feira, 7, três espaços recebem o recital de música de câmara: o Mercado Municipal, às 11h; a Praça da Matriz, às 17h; e o Salão Villa-Lobos, às 19h.

No mesmo dia, às 20h30, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao “Procópio Ferreira” para apresentação do espetáculo “Momoprecoce – Carnaval das Crianças”. Têm participações na apresentação os músicos Leo Gandelman (saxofone) e Míriam Braga (piano).

O “Momoprecoce – Carnaval das Crianças” tem regência de Sotelo e participação especial do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, com direção de Rogério Vianna.

Na sexta-feira, 8, o Villa-Lobos recebe mais um recital de música de câmara, às 19h. Às 20h30, haverá apresentação do Conjunto de Metais e Conjunto de Saxofones do Curso de Férias, no “Procópio Ferreira”, com Pedro Bittencourt como convidado especial e regência de Sotelo.

As duas últimas atrações terão regência de Mauderer e serão apresentadas no sábado, 9, de manhã e à noite, respectivamente. A partir das 11h, os selecionados para o Curso de Férias farão recital. O grupo subirá ao palco da Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi” para concerto pela Banda Sinfônica de Bolsistas do VIII Curso de Férias.

Às 20h30, está programado o concerto de encerramento, quando a Banda Sinfônica do VIII Curso de Férias fará apresentação no teatro do Conservatório.

Quinteto de Metais

As apresentações especiais do Coreto Paulista – VIII Curso de Férias agregam o Quinteto de Metais São Paulo. Conforme a assessoria do Conservatório, seus integrantes possuem experiência como solistas, cameristas e professores.

Eles incorporam apresentações nas melhores salas de concerto de São Paulo, do Brasil e também do exterior. O repertório é composto por obras originais e transcrições, e se expande desde a Renascença até o Século 21.