Sessão é direcionada por requerimentos e tem pauta sobrestada





A discussão e aprovação de 38 requerimentos “direcionou” a reunião semanal da Câmara, na terça-feira, 24. A ordinária terminou sem votação de projetos por sobrestamento da pauta (falta de pareceres das comissões permanentes).

A pauta previa apreciação do projeto 027/2014, que altera dispositivos da lei de uso e ocupação/parcelamento de solo, e de outros três vetos totais a projetos de lei. Todos estavam com prazo de deliberação “vencido” e versam sobre divulgação de notas de falecimento.

Durante a ordinária, Alexandre de Jesus Bossolan (DEM), Antonio Marcos de Abreu (PP), Marcio Antonio de Camargo (PSDB), Carlos Rubens Avallone Junior (PMDB) e Dione Batista (PDT) fizeram uso da palavra. Outros quatro falaram em aparte.

Bossolan citou documento apresentado por Batista sobre asfaltamento do Distrito Industrial. Também comentou sobre situação de uma empresa instalada em Tatuí que, segundo ele, está em vias de se mudar para Iperó (reportagem na próxima edição).

Falou, ainda, sobre requerimento de José Eduardo Morais Perbelini (PRB), sobre o pronto atendimento no Jardim Santa Rita de Cássia. Bossolan também debateu com André Norbal (PT) – e com o presidente da Casa de Leis, Oswaldo Laranjeira Filho (PT) – sobre prazo de construção de um posto de saúde no Jardim Tóquio.

Abreu abordou requerimento a DRS (Divisão Regional de Saúde) de Sorocaba (reportagem nesta edição). O vereador cedeu aparte para Jorge Sidnei Rodrigues da Costa (PMDB) que pontuou que a compra dos medicamentos é dever do Estado.

José Marcio Franson (PT) também se manifestou durante a discussão e disse que a questão deve-se ao fato de que não há “troca de comando” do Estado. O petista pediu aos colegas que apoiem uma “nova alternativa”.

Abreu falou, também, sobre informatização da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” e a respeito de sinal digital em HD (alta definição) de emissoras. Ele elaborou, ainda, requerimento solicitando implantação de uma academia ao ar livre no distrito de Americana.

Camargo também falou sobre o PA do Santa Rita e disse que a pretensão é de que ele possa funcionar 24 horas. Comentou, ainda, a respeito de acessibilidade de idosos e portadores de deficiência, sinalizando apoio ao Conselho Municipal do Idoso.

Ele solicitou mais melhorias para o Santa Rita, junto à Elektro, cumprimento de plano de governo por parte do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu (PMDB), e melhorias no trânsito. Questionou, por fim, o uso de funcionários e maquinário da Prefeitura para limpeza de área da Zoomlion (reportagem nesta edição).

Avallone abordou a recuperação do “Lixão” e as ações do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Citou, ainda, o problema da falta de medicamento de alto custo e a criação do PA no Santa Rita. O vereador disse que a questão da saúde passa, também, pela educação.

Batista solicitou informações sobre previsão de pavimentação asfáltica no Distrito Industrial, comentou sobre a conquista do PA e manifestou apoio a Abreu na cobrança junto à DRS. Por fim, apresentou proposta de entrega de remédios aos portadores de necessidades especiais e idosos.