Sesi traz espetáculo que envolve a literatura de cordel em seu enredo





Divulgação

Cena de ‘Feira de Cordel’ mostra ambiente lúdico que propõe questionamentos entre realidade e história

 

Uma divertida trama vivida por uma personagem sonhadora e que se passa “entre o céu e o inferno”. O espetáculo “Feira de Cordel” conta a história de Severina e será encenado em Tatuí a partir das 14h deste sábado, 12, no Sesi (Serviço Social da Indústria). A entrada é franca e a peça tem classificação livre.

“Feira de Cordel” começa quando Severina compra em uma feira um exemplar de cordel (folheto contendo poemas populares, exposto para venda pendurado em cordas). Ao ler o folheto, ela percebe que se trata da própria história dela.

Desse ponto em diante, o enredo se desenvolve entre o amor e a traição e entre a música e a poesia. O espetáculo apresenta, também, um questionamento: “se tudo que se passa é realidade ou apenas uma trama de cordel?”

Criada pela Cia. Panturrilha, a peça é uma comédia infantojuvenil com 45 minutos de duração. Por meio dela, a companhia “busca valorizar a simplicidade do artista de rua que leva, para feiras e praças, seu trabalho, alegrando o público”.

Além de levar informação, a Cia. Panturrilha destaca que os artistas – por meio das peças de rua – despertam o senso crítico do público, ao abordar costumes, tradições, culturas e apresentar expressões artísticas em suas apresentações.

“Feira de Cordel” tem texto de Neto Medeiros e elenco composto por Fábio Parpinelli (Zé Bodão), Lanna Moura (Anjos) e Neto Medeiros (Ezequiel). A peça conta com participação da atriz convidada, Rosana Serra (Severina), operação de luz de Cléber D’Núncio/Luz López e fotografia de Andréa Bonizzia.

A direção, música ao vivo, cenário, figurino e adereços são assinados pela Cia. Panturrilha. O grupo surgiu em 1999 a partir do interesse de artistas em desenvolver trabalhos e pesquisas, sempre, relacionados à cultura popular.

“Feira de Cordel” é uma remodelação do primeiro espetáculo encenado pela companhia. Ele se chamava “A Vingança de um Moribundo”, tendo sido escrito por Neto Medeiros. A história se desenrolava a partir de contos da tradição nordestina e de histórias da literatura de cordel.

Mais tarde este primeiro texto foi remodelado e deu origem a “Feira de Cordel”, espetáculo que, atualmente, faz parte do repertório da Cia. Panturrilha e que já foi apresentado em diversas unidades da rede Sesc (Serviço Social do Comércio), no Espaço Cultural CPFL, em Campinas, no projeto “Recreio nas Férias”, da Prefeitura de São Paulo, além de integrar a V “Mostra Sesi de Teatro Infantil”, em 2006, e participar, em 2009, da MITI (Mostra Internacional de Teatro Infantil) na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso.

Mais cultura

Em Tatuí, a programação cultural do Sesi inclui a exposição “Interferência Urbana”, da artista plástica Rosana Pascale. A mostra que já está aberta à visitação conta com 20 imagens em cores mesclando desenho, pintura, colagem e fotografia.

Por meio dos trabalhos, Rosana “se volta ao mundo dos seres vivos que, de forma inusitada e bela, fazem parte da vida das pessoas”. “Esses bichinhos passam despercebidos pela velocidade das grandes metrópoles e pela agitação do dia a dia”, cita a artista em texto de divulgação de sua exposição.

A proposta da fotógrafa é revelar a beleza plástica dessa fauna pouco explorada e quase invisível em seus mínimos detalhes — olhos, asas, antenas, caudas, textura, brilho, luz e outros elementos estéticos — e inseri-la no cenário urbano.

A mostra é considerada uma “sutil alegoria sobre a fragilidade da existência, uma celebração visual das diferentes formas de vida”. A entrada é gratuita e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Sesi fica na avenida São Carlos, 900. Os fones de contato são 3205-7946 e 3205-7910.