O Sesi (Serviço Social da Indústria) de Tatuí será uma das unidades da instituição a integrar a 12ª edição do projeto “Cine Sesi-SP no Mundo”. A partir desta quinta-feira, 4, até o dia 11 de dezembro, serão exibidos, gratuitamente, 12 filmes italianos.
Este circuito faz parte da programação do 13º Festival de Cinema Italiano, organizado, anualmente, pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), considerado o maior da América Latina e o primeiro do gênero no país.
O Cine Sesi possibilita ao festival a realização de apresentações no teatro da entidade, no Centro Cultural Fiesp (da avenida Paulista, em São Paulo), e em mais 43 unidades espalhadas pelo estado.
Criado em 2013, o Cine Sesi tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. Ele é realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais.
A seleção dos filmes ocorre desde os títulos clássicos até os contemporâneos e visa à “democratização do acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial”.
A programação privilegia as obras de diretores e atores influentes na produção contemporânea europeia. Comédias, dramas, suspenses e aventuras permitem observar as principais características do cinema italiano.
Estes atributos são: “o olhar minucioso para a vida cotidiana”, “a dramaticidade e o humor ricos em personagens desbocados e expansivos”, ou, ainda, o “requinte estético”.
Antes do Festival de Cinema Italiano, o Sesi já realizou outras 11 edições com seleções do cinema mundial, como: Panorama Contemporâneo, Dinamarca em Família, Japão Jovem, Olhar Holandês e A Vida em Israel.
Ainda, foram selecionados, a Alemanha Contemporânea I e II, e os franceses: França para todos, Cinema Francês dos Primórdios aos Dias de Hoje, Novos Clássicos do Cinema Francês e A França e o Novo.
A maioria das exibições terá início às 19h. De acordo com a programação do Cine Sesi, a abertura acontece nesta quinta-feira, 4, com o filme “Indivisíveis”, classificação indicativa a partir de 14 anos.
Na sequência, serão exibidos: terça-feira, 9, “O Garoto Invisível”, classificação indicativa de 10 anos; quinta-feira, 18, “Desculpa se eu Existo!”, 12 anos; sete dias depois, “A Vida Possível”, 10 anos.; e, na terça-feira, 30, “Eu e Ela”, 12 anos.
No mês de novembro, estão previstas mais quatro exibições em quintas-feiras: no dia 8, o filme “Por Seu Amor”, indicado para maiores de 14 anos; dia 15, “Almas Negras”, 12 anos; dia 22, “Meia Tigela”, 10 anos; e sete dias mais tarde, o longa-metragem “Canções de Nápoles”, 12 anos.
Os últimos filmes, em dezembro, são recomendados para maiores de 12 anos. Na terça-feira, 4, será exibido “Se Deus Quiser”. O encerramento do Cine Sesi ocorre no dia 11, em duas sessões: às 15h, “Veloz Como o Vento”; e às 19h, “De Bicicleta, Sem Banquinho”.
Os interessados em assistir os filmes podem reservar os ingressos pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. As sinopses de cada longa-metragem estão disponíveis no site www.tatui.sesisp.gov.br. As exibições ocorrerão no Sesi Tatuí, situado na avenida São Carlos, 900, bairro Doutor Laurindo.