Sesi inscreve até dia 10 propostas de artes para compor a ‘Galeria Fiesp’

Processo é feito pela web; projetos incluem de pinturas até novas tecnologias

Artistas serão selecionados para mostra que reabre Galeria do Centro Cultural da Fiesp (Foto: Fiesp)
Da redação

Estão abertas até o próximo dia 10 de dezembro, as inscrições para o edital de projetos de artes visuais que integrarão a programação da Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O edital de chamamento teve início no dia 9 deste mês. Ele é voltado a artistas e produtores de artes visuais de todo o Brasil e do exterior.

De acordo com o edital, os proponentes podem concorrer com trabalhos produzidos em “uma ampla gama de expressões das artes visuais”. São aceitas propostas em pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalações, vídeo e o uso de novas tecnologias. As exposições podem ser individuais ou coletivas. As obras de artistas nacionais ou estrangeiros podem ser inéditas ou não inéditas, incluindo site-specific (criadas para o espaço do Sesi – Serviço Social da Indústria em São Paulo). Também são aceitos projetos que contemplem obras oriundas de coleções de artistas, museus e colecionadores.

As inscrições são realizadas exclusivamente por e-mail no endereço editaisvisuais@sesisp.org.br. Os proponentes devem considerar, no ato da inscrição, que os projetos selecionados, a exclusivo critério do Sesi, poderão ser transferidos para o formato on-line, ou misto (presencial ou on-line) caso não seja possível a realização de programação presencial.

Podem se inscrever pessoas físicas de todo o país. O proponente deve indicar uma empresa ou cooperativa (pessoa jurídica) que tenha atividades com artes visuais e/ou exposições em suas atividades econômicas (CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas), e pode apresentar quantos projetos desejar, sendo que eles “concorrerão entre si”.

As exposições serão realizadas no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, 1.313, Bela Vista, São Paulo. Contudo, a organização poderá, a seu critério, propor a realização da mostra em outro endereço ou espaço e em data que pode ser prorrogada.

Os resultados da seleção serão publicados na página de editais do Sesi-SP Cultura, e as exposições selecionadas integrarão a agenda da Galeria de Arte, a partir de 2024. O evento é considerado especial para a organização já que marcará a reabertura da galeria que ficou um ano fechada para realização de obras de reforma e de melhorias em sua estrutura.

Administrada pelo Sesi, a Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp foi criada em 1992 e reformada em 1998 por Paulo Mendes da Rocha. Ela está localizada em uma área de, aproximadamente, 1.000m2, que devem ser ocupadas pelos artistas. A programação do espaço soma mostras de importantes artistas nacionais ou estrangeiros, tendo ele sido contemplado com oito prêmios, dos quais seis da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Conforme regulamento, os projetos selecionados poderão permanecer expostos no período de seis semanas a seis meses, ou outro prazo a critério exclusivo do Sesi. Além disso, as datas estabelecidas de acordo com o cronograma definido pelo serviço poderão ser alteradas, mediante acordo entre as partes (a organização e os artistas contemplados pela mostra).

As propostas podem envolver exposições individuais ou coletivas, desde que atendam os critérios da seleção. São requisitos que todas as obras de artes selecionadas sejam seguradas durante a realização da mostra, incluindo o tempo em que serão coletadas, transportadas e devolvidas para a coleção de origem (coberturas “prego-a-prego” e “todos os riscos”).

Também está estabelecido que as obras provenientes de coleções de artistas, colecionadores, galerias e museus devem ser transportadas na coleta e devolução em embalagens adequadas e por serviço especializado. E que não poderão ser retiradas antes do encerramento da exposição.

É necessário considerar, no momento da inscrição, que os representantes e equipe do Sesi podem não aceitar obras de arte que exijam cuidados especiais de segurança ou que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança do público e à integridade do espaço expositivo.

A mostra tem como objetivo proporcionar ao público o acesso a diferentes expressões das artes visuais, ampliando o repertório e a apreciação estética, desenvolvendo a criatividade e o exercício crítico do cidadão. Pretende também incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade da produção artística através do apoio aos artistas na exibição e mediação de obras, contribuindo para a divulgação e preservação da memória cultural da população.

O envio das propostas artísticas é também aceito por meio do Sistema de Captação de Projetos Culturais Online (https://captacaoprojetosculturais.sesisp.org.br/). Dúvidas serão respondidas aos e-mails encaminhados até o dia 6 de dezembro, pelo endereço anterior.

O prazo de inscrição on-line encerra-se, impreterivelmente, às 23h59min (horário de Brasília) do dia 10, segundo domingo de dezembro. O resultado será divulgado em 22 de janeiro de 2024.