Servidores das UBSs têm aprendizado em curso sobre curativos

393
Enfermeiro Maurício Couto, que ministrou a capacitação (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Nesta quarta-feira, 6, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no Plenário “Vereador Lourenço Cristobal Blanco”, na Câmara Municipal, um treinamento sobre curativos para 30 enfermeiros e auxiliares de enfermagem das unidades básicas de saúde (UBSs).

O curso faz parte do calendário de capacitações do Setor de Educação Continuada da Saúde e, de acordo com a enfermeira de educação permanente, Gisele Maria dos Santos, “o objetivo é atualizar o conhecimento desses profissionais visando melhorar, de forma especializada, o encaminhamento dos pacientes que comparecem as UBSs com feridas e/ou ferimentos para o ambulatório de curativos do município, bem como reduzir o tempo de cicatrização”.

A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro responsável do ambulatório de curativos, Maurício Couto. Ele apresentou dados relativos ao serviço, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informa que, em 2017, foram realizados de 500 a 600 curativos ao mês. Já neste mês de maio, 575 procedimentos efetivados.

Em seguida, ele apresentou exemplos de casos clínicos tratados no ambulatório e fez uma demonstração, passo a passo, de um curativo em uma ferida na perna de um homem, que há quatro meses está passando por tratamento no ambulatório de curativos.

Publicidade
Publicidade