Semana do Meio Ambiente em Tatuí tem plantio de mudas no ‘Manduca’

Blitz de coleta de lixo eletrônico também acontece junto a programação

Atividade de educação ambiental em parceria com a Ford (Foto: AI Prefeitura)
Da Redação

Está acontecendo a Semana do Meio Ambiente em Tatuí, instituída pela lei municipal 3.754, de 2005. O evento, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, para o dia 5 de junho.

Como de costume, palestras educativas estão sendo desenvolvidas no decorrer da semana com alunos da rede municipal e estadual de ensino e com funcionários de empresas da cidade. No entanto, duas ações serão abertas à participação do público em geral.

A primeira delas acontece nesta sexta-feira, 7, às 15h30, na praça Mário Cóscia. Trata-se de um “megaplantio” de mudas nativas às margens do ribeirão Manduca, entre os bairros Jardim Wanderley e Jardim Lucila.

Grande parte das mudas será plantada em um dos trechos que passou por melhorias e revitalização por meio do Programa “Rios Vivos”. Também será realizado um plantio para enriquecimento da arborização da praça Mário Cóscia, nas proximidades do lago.

A atividade será coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente, com a participação dos alunos da E.E. PEI “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

A outra ação aberta ao público, a Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico, acontece neste sábado, 8, das 9h às 14h, na praça Ayrton Senna, situada na vila Doutor Laurindo.

Promovido pela prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek, o evento coletará resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias; doará mudas nativas; terá atividades de educação ambiental; além de música e distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce.

A população poderá descartar tudo o que um dia funcionou na energia elétrica, incluindo acessórios, como, por exemplo: liquidificador, fios e plugues de tomadas, celular, computador, fone de ouvido, ferro de passar roupa, micro-ondas, notebook, telefone, rádio, televisores, secador de cabelo, impressora e câmera fotográfica.

Não serão recolhidos resíduos perigosos, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, restos de inseticidas, tintas e outros.

Educação

As atividades de educação ambiental que fazem parte da Semana do Meio Ambiente tiveram início na segunda-feira, 3, e seguirão até sexta-feira, 7. Confira abaixo a programação completa:

Dia 3, segunda-feira, às 8h30, visita educativa nas instalações da empresa Ford Motor Company Brasil, com duas turmas de 3º anos do ensino fundamental da Emef “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”.

Dia 5, quarta-feira, às 9h30, na E.E. PEI “Barão de Suruí”, atividade de educação ambiental com alunos do 3º ano do ensino médio. Será realizada uma palestra com o tema “Mudanças Climáticas – Ações Locais para Mudanças Globais”, com ênfase na importância da arborização no ambiente urbano, ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Dia 6, quinta-feira, às 13h, no canteiro de obras dos empreendimentos Portal Jardins de Turim e Portal Vila de Palermo, palestra orientativa “Cuidados com o Meio Ambiente na Construção Civil”, ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, para os funcionários da empresa BRZ Empreendimentos.

Dia 7, sexta-feira, às 14h, na Etec “Sales Gomes”, simpósio “Gestão de Áreas de Preservação Permanente APPs e Florestas Urbanas, Aplicações de Tecnologia de Geoprocessamento”, com o engenheiro ambiental Luís Fernando de Oliveira, professor e proprietário da empresa de consultoria Síntese Ambiental, para alunos do curso técnico em meio ambiente e demais convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui