‘Sem GCM, estarí­amos num caos’, diz Manu em formatura de efetivo





Cristiano Mota

Manu faz revista à tropa acompanhado do comandante e do subcomandante da corporação na sexta-feira

 

Apelidada de “família azul marinho”, a Guarda Civil Municipal teve 12 novos membros incorporados em solenidade iniciada na manhã de sexta-feira, 9. O evento realizado pela Prefeitura teve quase duas horas de duração, entrega de diplomas, homenagens, de medalhas e de láureas de mérito pessoal.

Com a “adição”, a corporação atinge 75% do máximo previsto por lei como efetivo, conforme o número de habitantes do município. O efetivo é considerado suficiente pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, para que a Prefeitura possa cumprir a cota dela em termos de segurança pública.

“Só não é mais que o suficiente porque o município tem crescido muito a cada dia, e vai crescer mais. Então, estamos estudando um novo concurso”, antecipou Manu.

O prefeito adiantou que tem estudado a possibilidade de realizar um novo concurso ainda este ano. Entre as razões está a expectativa que o Executivo tinha com relação à nova turma incorporada oficialmente na solenidade de formatura.

“A intenção era chamar 20, só que como existe todo um processo, tanto administrativo como físico, os guardas tiveram de passar por vários testes. E isso fez com que nós chegássemos ao resultado de 12 novos membros”, contou.

Com a finalidade de aumentar ainda mais o efetivo, Manu disse que a Prefeitura vai providenciar para este ano um novo concurso. Os aprovados, porém, só devem ser chamados para realizar curso a partir do final do ano que vem.

“Vamos estudar a possibilidade. Atualmente, vejo que o número é suficiente, mas, em breve, poderemos precisar de mais para darmos a segurança que na verdade, não é papel da Guarda. Mas, aqui, em Tatuí, podemos dizer com certeza que sem a GCM, nós estaríamos num caos”, falou Manu.

O prefeito também destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas polícias Civil e Militar. Conforme ele, ao desenvolver ação conjunta os organismos de segurança pública estão “trazendo resultado positivo para a cidade”.

Na solenidade, o prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiusa Coelho. Também participaram do evento: o presidente da Câmara Municipal, Wladmir Faustino Saporito, os vereadores Dione Batista, Eduardo de Moraes Perbelini e Rosana Nochele Pontes, e secretários municipais.

A cerimônia contou, ainda, com presenças do secretário municipal de Governo, Segurança Pública e dos Transportes, Onofre Machado Junior, do comandante e do subcomandante da GCM, Doraci Dias Miranda e Moisés José de Oliveira.

O palanque de autoridades abrigou, também, o delegado titular do município, José Ferreira de Castilho, o delegado assistente Emanuel dos Santos Françani, o tenente Anderson Rumim, e funcionários públicos municipais.

O cerimonial teve início com incorporação da Bandeira do Brasil à tropa formada. Na se-quência, Manu recebeu as honras da tropa formada, como comandante máximo da corporação. Recepcionado pelo comando, o prefeito retornou ao palanque para acompanhar a leitura da nota do comando.

A missão ficou a cargo da guarda civil municipal feminina Perla Cristina Gonçalves, sendo seguida pela execução do Hino Nacional e entrega de certificados aos “Amigos da Guarda Civil Municipal de Tatuí”. Dez personalidades receberam a homenagem. Também houve entrega de diploma de “Colaborador da GCM de Tatuí” aos instrutores do curso de formação.

Em seguida, guardas que se destacaram no exercício das funções ao longo de 2014 receberam medalha de mérito pessoal. Houve, ainda, cessão de láurea de mérito pessoal, premiação para formandos com as duas melhores notas, execução do Hino da GCM de Tatuí, e homenagens feitas pela corporação à Ana Paula e à esposa do secretário municipal de Governo, Denise Silva.

Em discurso, o comandante da GCM afirmou que a função exige mais que capacidade para passar em exame. Miranda afirmou que os formandos precisarão manter-se empenhados para trabalhar em prol da sociedade. Na mesma linha, o secretário municipal de Governo exaltou o trabalho da corporação.

Machado Junior afirmou que a GCM de Tatuí é uma das mais importantes do Estado. “Creio que é uma das mais importantes do Brasil, também. Extremamente respeitada na sociedade e uma das que tem mais credibilidade”.

Além de enfatizar a importância da corporação, ele prestou homenagens a dois militares, o tenente-coronel João Carlos Rumim Crepaldi e o tenente Adauto Pereira Sobrinho. Os dois receberam placas em homenagem ao trabalho desenvolvido no município e que resultou na formação da corporação.

Penúltimo a discursar, Saporito disse que tem carinho pela GCM e que “sempre havia sido muito bem recebido pelo efetivo”. Também falou que a Guarda tem trabalhado como parceria da população e parabenizou os novos integrantes.

Início imediato

Os 12 formandos incorporados oficialmente ao efetivo da GCM começam a trabalhar já neste sábado, 10. “A partir de amanhã, já estarão preparados para dar continuidade ao patrulhamento que realizamos no centro da cidade”, disse o comandante da corporação, o sargento Doraci Dias de Miranda.

Aprovados em concurso realizado na gestão anterior, os dez homens e duas mulheres foram convocados pelo prefeito Manu para formação. Com duração de quatro meses, o curso é composto de aulas teóricas e práticas com base em programa determinado pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

“Nós mesmos administramos. Em Tatuí, a GCM realizou toda a parte de formação, com apoio de delegados, advogados e profissional de educação física”, disse.

No último mês de formação, os guardas saem a campo para estágio. Eles passaram um mês realizando patrulhamento de rotina a pé, pelas ruas do centro da cidade. O comando incorporou os alunos à “Operação Papai Noel”. A ação de patrulhamento ostensivo aconteceu no final do ano passado.

Para Miranda, o número do efetivo em Tatuí é excelente. Segundo o comandante, com a inclusão dos novos guardas, a corporação deve intensificar o direcionamento de ações.

A intenção é “baixar ainda mais” os índices de violência, em especial de roubos e furtos. “Já conseguimos reduzir, mas com esses 12 novos guardas e apoiando a PM e a PC a tendência é que os crimes caiam ainda mais”, concluiu.

O evento de apresentação dos novos guardas e a incorporação deles à tropa aconteceu na rua José Bonifácio. Ela marcou a formatura dos selecionados no curso que incluiu condicionamento físico, noções de direito em geral, armamento e tiro, técnicas operacionais de policiamento e ética e conduta profissional.

Entre as atividades previstas para os novos soldados, estão: o patrulhamento ambiental, de área, canil, postos fixos, atuação no trânsito e patrimônio. O curso teve coordenação do subinspetor, Marcos Sebastião de Arruda.

X