Da redação
Tatuí alcançou mais uma classificação na atual edição dos Jogos Regionais, desta vez na modalidade futebol masculino sub-20. Na noite de quarta-feira, 17, o selecionado tatuiano venceu a partida válida pelas oitavas de final e volta a campo pela fase eliminatória seguinte no próximo sábado, 27.
O elenco e a comissão viajaram a Santana de Parnaíba para confronto diante dos “donos da casa”. Com gols anotados por Gabriel Piquê e Kayky, a agremiação local derrotou os adversários pelo placar de 2 a 1.
Além dos autores dos tentos, o município foi representado pelos atletas: Higor, Luizinho, Thomas, Pedro Mandela, Matheus, Vinícius Souto, Pedrinho, Ryan Negri, Giovanny, Enzo, Marcelo, Antônio e Gabriel Ambrósio.
A seleção local é treinada pelo ex-jogador profissional de futebol Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros, conhecido como Diego Barros. A comissão técnica ainda conta com o auxiliar Saul de Campos e o massagista Luís Carlos Negri.
Barros destaca que a equipe conseguiu a classificação em um jogo “muito difícil, diante de um adversário muito forte”. O técnico ressalta ainda mais a importância do resultado positivo, pois o elenco tatuiano é formado, em grande maioria, por atletas abaixo do limite da categoria.
Conforme Barros, apesar de a competição ser pela sub-20, na partida contra Santana de Parnaíba, dos jogadores locais que participaram, somente dois são nascidos no ano de 2002. “Os demais atletas, por serem mais jovens, ainda poderão representar o município nos próximos anos”, completa.
Para ele, a decisão de competir com atletas mais jovens, além de ser um trabalho a médio e longo prazo, mostra a capacidade e qualidade dos jogadores. “Para se ter uma ideia, o segundo goleiro da equipe é nascido em 2006 (completa 16 anos em 2022)”, acrescentou.
A maior parte da agremiação é formada por garotos tatuianos, porém, conta com quatro atletas nascidos e residentes em outras cidades da região. Segundo Barros, eles “abriram mão” de representar as respectivas cidades porque “se identificaram com a ideia de defender Tatuí”.
Ainda de acordo com Barros, “o esporte, quando é tratado como investimento ao invés de custo, tem melhores resultados”. “Com bom desempenho, é possível sonharmos com mais oportunidades aos jovens, e é isso que buscamos. Quem sabe, em algum momento, tenhamos aqui também uma estrutura profissional acolhendo os jovens sonhadores”, almeja o técnico.
O próximo duelo da seleção tatuiana será “em casa”, no próximo sábado, 27, contra Alumínio, no estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo.
A modalidade ainda prevê outros três jogos: Capela do Alto contra Sorocaba e Salto diante de Buri, na terça-feira, 23; e São Roque contra Juquiá, em data ainda não divulgada.