Seleção tatuiana sub-20 de futebol avança às ‘quartas’ dos ‘Regionais’

Após triunfo sobre Santana de Parnaíba, equipe local enfrenta Alumínio

Selecionado tatuiano derrota Santana de Parnaíba jogando “fora de casa”
Da redação

Tatuí alcançou mais uma classificação na atual edição dos Jogos Regionais, desta vez na modalidade futebol masculino sub-20. Na noite de quarta-feira, 17, o selecionado tatuiano venceu a partida válida pelas oitavas de final e volta a campo pela fase eliminatória seguinte no próximo sábado, 27.

O elenco e a comissão viajaram a Santana de Parnaíba para confronto diante dos “donos da casa”. Com gols anotados por Gabriel Piquê e Kayky, a agremiação local derrotou os adversários pelo placar de 2 a 1.

Além dos autores dos tentos, o município foi representado pelos atletas: Higor, Luizinho, Thomas, Pedro Mandela, Matheus, Vinícius Souto, Pedrinho, Ryan Negri, Giovanny, Enzo, Marcelo, Antônio e Gabriel Ambrósio.

A seleção local é treinada pelo ex-jogador profissional de futebol Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros, conhecido como Diego Barros. A comissão técnica ainda conta com o auxiliar Saul de Campos e o massagista Luís Carlos Negri.

Barros destaca que a equipe conseguiu a classificação em um jogo “muito difícil, diante de um adversário muito forte”. O técnico ressalta ainda mais a importância do resultado positivo, pois o elenco tatuiano é formado, em grande maioria, por atletas abaixo do limite da categoria.

Conforme Barros, apesar de a competição ser pela sub-20, na partida contra Santana de Parnaíba, dos jogadores locais que participaram, somente dois são nascidos no ano de 2002. “Os demais atletas, por serem mais jovens, ainda poderão representar o município nos próximos anos”, completa.

Para ele, a decisão de competir com atletas mais jovens, além de ser um trabalho a médio e longo prazo, mostra a capacidade e qualidade dos jogadores. “Para se ter uma ideia, o segundo goleiro da equipe é nascido em 2006 (completa 16 anos em 2022)”, acrescentou.

A maior parte da agremiação é formada por garotos tatuianos, porém, conta com quatro atletas nascidos e residentes em outras cidades da região. Segundo Barros, eles “abriram mão” de representar as respectivas cidades porque “se identificaram com a ideia de defender Tatuí”.

Ainda de acordo com Barros, “o esporte, quando é tratado como investimento ao invés de custo, tem melhores resultados”. “Com bom desempenho, é possível sonharmos com mais oportunidades aos jovens, e é isso que buscamos. Quem sabe, em algum momento, tenhamos aqui também uma estrutura profissional acolhendo os jovens sonhadores”, almeja o técnico.

O próximo duelo da seleção tatuiana será “em casa”, no próximo sábado, 27, contra Alumínio, no estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo.

A modalidade ainda prevê outros três jogos: Capela do Alto contra Sorocaba e Salto diante de Buri, na terça-feira, 23; e São Roque contra Juquiá, em data ainda não divulgada.