Secretária diz que as vagas em “prés” já estão universalizadas

1202
Marisa Kodaira disse que pasta atende toda a demanda da cidade (foto: Cristiano Mota)
Publicidade

A secretária municipal da Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, citou que as vagas em pré-escolas em Tatuí estão universalizadas. De acordo com a titular, o município atende toda a demanda de crianças na faixa etária que compreende os quatro e cinco anos de idade.

Marisa citou o dado em discurso de inauguração da creche-escola do bairro Congonhal. Em pronunciamento, a secretária sustentou que, em Tatuí, nenhuma criança com idade para ser atendida pela pré-escola está fora das unidades.

“Já de zero a três anos, nós ainda temos alguma demanda. Mas, estamos cumprindo rigorosamente as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) e do PME (Plano Municipal de Educação), e sempre em busca de dar qualidade”, ressaltou.

De acordo com a secretária, tanto as creches como as pré-escolas têm funções importantes para o desenvolvimento das crianças. Elas representam, para os pequenos, a primeira saída deles do núcleo familiar.

“É com a escola de educação infantil que se estabelecem as relações afetivas, que começa o processo de socialização, que a criança começa a enxergar o outro”, apontou.

Publicidade

Marisa enfatizou que as unidades de ensino infantil proporcionam o aprendizado, por meio do reconhecimento das letras. “Também fazem com que os alunos estabeleçam vínculos e tenham noção de ética”.

“A criança que passa pela educação infantil tem sucesso na sua trajetória escolar. É uma aluna de sucesso, porque entra no primeiro ano praticamente alfabetizada. E, felizmente, dá-se agora a devida importância da educação infantil, tanto que ela só se tornou obrigatória a partir de 2016”, lembrou.

Publicidade