Secretaria de Educação ainda te vagas para inclusão ao Pró-Jovem





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Secretária tem expectativa de que projeto capacite 200 jovens

 

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo ainda inscreve jovens de 18 a 29 anos para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Pró-Jovem Urbano, custeado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação.

A secretária da pasta municipal, Ângela Sartori, informa que restam aproximadamente 40 vagas. O projeto tem previsão inicial para começar no dia 23.

A expectativa de Ângela é de que o Pró-Jovem Urbano, em Tatuí, capacite 200 jovens que não completaram o ensino fundamental.

Segundo o site do programa, os inscritos que atingirem meta de frequência e elaboração de trabalhos ganharão benefício mensal de R$ 100.

De acordo com a secretária, a Prefeitura fez estudo, considerado como pré-inscrição, para descobrir em qual bairro o Pró-Jovem teria mais aceitação. O estudo apontou que o Rosa Garcia foi o bairro com mais interessados.

“Com isso, montamos um polo nesse bairro. Porém, vamos atender toda a cidade”, afirmou a secretária Ângela.

Segundo ela, cerca de 160 vagas já foram preenchidas. “Nós ainda estamos em período de matrícula, mas os interessados devem prestar atenção, porque temos o limite para 200 vagas”, alertou.

O Pró-Jovem Urbano, contou Ângela, é um projeto que tem a durabilidade de 18 meses, com público voltado para quem não tem o diploma do ensino fundamental.

Os alunos inscritos terão aulas durante a semana, das 19h às 23h, de português, matemática, ciências exatas, ciências humanas, inglês e uma qualificação profissional. Em Tatuí, disse Ângela, a qualificação oferecida aos estudantes será curso de administração.

Além dos professores, o Pró-Jovem Urbano conta com profissionais – contratados após a aprovação da Câmara Municipal – como assistente pedagógico, educadores de qualificação profissional para formação técnica e de administração, tradutor e intérprete de libras.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, à praça da Bandeira, 65, com uma cópia de RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e uma foto 3 por 4. As matrículas acontecem até o dia 20, caso as 200 vagas não sejam ocupadas.