Sebrae e prefeitura levam 280 empresários ao Movimenta Empreendedor em Tatuí

Ação busca desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo na macrorregião

Centenas de empresários participam da iniciativa do Sebrae e da prefeitura (foto: Juliana Jardim)
Da reportagem

Como forma de promover o desenvolvimento e o fortalecimento do empreendedorismo na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o Sebrae Sorocaba, em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, promoveu na segunda-feira, 3, no Centro Hípico (CHT), a segunda edição do programa Movimenta Empreendedor em Tatuí.

De acordo com o órgão apoiador das micros e pequenas empresas, a iniciativa teve como intuito promover o desenvolvimento e o fortalecimento do empreendedorismo na macrorregião, além de proporcionar novos conhecimentos sobre a atual realidade do mercado.

Nesta segunda edição, o programa abordou o tema “Agora é Sua Vez de Vencer”, levando ao CHT cerca de 260 empresários, os quais participaram de três palestras ministradas por especialistas da área do empreendedorismo.

O gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, contou que a ideia do evento é trazer conhecimento e informação para que o empreendedor possa se organizar e gerir melhor o seu negócio.

“Aqui em Tatuí, uma das cidades mais importantes da Região Metropolitana de Sorocaba, a prefeitura, as instituições e lideranças estão focadas em estender o tapete vermelho para que as pessoas possam empreender com dignidade e, com isso, gerar emprego e resultado para a cidade”, declarou.

Ele ainda comentou que a proposta do Sebrae é ativar as lideranças dos municípios, proporcionando aos empresários novos conhecimentos sobre a atual realidade do mercado e tendências da região, além de fortalecer o “networking” e a aproximação entre eles.

“O Movimenta Empreendedor é uma ação ímpar na região, focada na ampliação da competitividade dos pequenos negócios”, salientou.

De acordo com ele, em cada município que receberá a iniciativa, serão realizadas três palestras relacionados ao tema desta edição. Além de Tatuí, as cidades de Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tietê e Salto receberão o evento.

De acordo com Martins, no ano passado, a ação percorreu oito cidades e superou 1.800 pessoas em público. Para esta edição, ele espera ultrapassar a marca de 3.000 pessoas nos municípios envolvidos.

“Temos mais de 227 mil empresas nessas cidades, sendo mais de 211 mil pequenos negócios. Todos possuem um enorme potencial de crescimento e o nosso objetivo é estar ao lado desses empreendedores para ajudá-los a prosperar”, acentuou.

Empresária no ramo de doces artesanais de Tatuí, Miriele Milani, afirmou ter saído das palestras com “outros olhos” para a forma como ela tem conduzido a empresa dela.

“Tudo que presenciei nas palestras, de alguma forma, me ensinou muito sobre como conduzir melhor a minha empresa. Foi muito enriquecedor para mim e para a minha doceria estar aqui hoje”, comentou.

Além das palestras, a dinâmica do contato direto com outros empresários atraiu a atenção da microempreendedora Alice Sartori. Ela comentou ter dificuldades na comunicação, fato que, segundo ela, tem dificultado no momento de efetivar as vendas.

Alice trabalha com a produção de aromatizantes de ambientes e disse que “se dá bem” nas vendas virtuais. No entanto, contou que tem muita dificuldade em atender os clientes pessoalmente.

“Sempre fui muito tímida, então, esse contato com outras pessoas, às vezes, é bem difícil. Mas, já melhorei bastante. E essa dinâmica que tivemos com outros empreendedores, com certeza, servirá como uma virada de chave para a minha vida profissional”, concluiu.

Presente no evento, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior ressaltou os recentes números apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 29 de maio, como “mérito de uma política responsável e inovadora para o setor”. E enfatizou o apoio dado pela administração municipal às novas e já instaladas empresas na cidade.

“Tatuí atravessa uma fase positiva no desenvolvimento econômico com números jamais vistos. A abertura promovida pela administração municipal tem atraído novas empresas e proporcionado segurança aos empresários locais que pretendem expandir”, salientou.
De acordo com ele, essas ações, alinhadas à flexibilização da Lei de Incentivos Fiscais e visitas constantes às empresas, colocam Tatuí em destaque na Região Metropolitana de Sorocaba.

“Os micros e pequenos negócios representam, hoje, mais de 90% das empresas constituídas, e essa parceria da administração municipal com o Sebrae tem colocado Tatuí como a cidade mais rápida para abrir uma empresa em termos de horas. Isso representa o compromisso da administração com a ação de empreender e formar novos gestores, estimulando a economia, buscando qualificação e novas parcerias”, concluiu.

A consultora do Sebrae Sorocaba, Priscila Rabano Budemberg, abriu o evento conduzindo o “talk show” “O Segredo do Empreendedor Vitorioso”. Em seguida, o mentor de empresários, consultor financeiro e CEO do Grupo Fast e atual presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, ministrou a palestra “Estratégia Financeira: Um Olhar de Fora para os Números da sua Empresa”.

Depois, foi a vez do diretor executivo da BNI – Business Networking Internacional em Guarulhos, Sorocaba e Itapetininga, palestrante, treinador, escritor e mentor de vendas e networking, Fábio Torres, ministrar a palestra “Maximizando Oportunidades Através do Networking”.

A terceira e última palestra do encontro foi “O Comportamento do Empreendedor de Sucesso”, com Diogo Garcia, fundador do Instituto Ideais, sócio da faculdade Anhanguera Sorocaba, mentor e treinador de autoconhecimento para líderes, negócios e famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui