Saúde inicia última etapa da ‘Campanha da Gripe’ na 2ª

Vacina contra variantes é aplicada em 16 pontos de Tatuí

Vacina aplicada no município protege contra variações da gripe (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A última etapa da campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda, 16. Ela abrangerá o maior grupo prioritário, informou a VE (Vigilância Epidemiológica) em nota enviada pela assessoria de comunicação da administração municipal.

De acordo com o órgão, passam a se vacinar os profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; detentos; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, em toda a cidade. Elas são aplicadas em 13 postos de saúde das zonas urbanas e três rurais.

No perímetro urbano, o atendimento é nas UBSs (unidades básicas de saúde) do centro, na vila Dr. Laurindo, Santa Cruz e vila Esperança; e nas ESFs (Estratégias Saúde da Família) do Jardim Tóquio, Jardins de Tatuí, vila Angélica, São Cristóvão, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa”, Valinho, Rosa Garcia, Santa Rita e Santa Luzia.

Já nas unidades de saúde rurais, as aplicações são feitas nos bairros Mirandas, Congonhal e Enxovia. Nesses locais, o atendimento vai das 8h às 12h.

Para receber a dose da vacina contra Influenza, é preciso ter em mãos o cartão SUS (Serviço Único de Saúde) e um documento com foto. Os profissionais da Educação e da Saúde precisam levar um comprovante de vínculo na área e as pessoas com comorbidades, uma receita ou carta médica.

Diferentemente do que aconteceu na campanha de 2021, desta vez não será necessário aguardar o intervalo de 14 dias entre a imunização da gripe e da Covid-19. Quem desejar poderá tomar as duas vacinas no mesmo dia, ou no dia seguinte, desde que seja nos postos de saúde que ofereçam os dois imunizantes.

Em Tatuí, a campanha teve início em 23 de março, com aplicações inicialmente em idosos, crianças e profissionais da Saúde. As doses contra Influenza são da vacina trivalente, que protege contra o H1N1, a cepa B e o H3N2.

No dia 9 deste mês, a Secretaria de Saúde começou a vacinar novo grupo prioritário. O órgão local ampliou a aplicação de doses para profissionais da Educação, pessoas portadoras de deficiência e com comorbidades, povos indígenas e quilombolas.

Mais informações são obtidas nas unidades, ou na VE, pelo telefone (15) 3305-8855.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome