![](https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/02/centro-de-fisioterapia-site-1-696x403.jpg)
Da redação
Continuando os enfoques nos setores da administração municipal, a assessoria de comunicação do Executivo divulgou que, na Secretaria de Saúde de Tatuí, um dos destaques do ano passado foi a redução do índice de mortalidade infantil: 10,36 mortes para cada mil bebês nascidos vivos, contra 13,99 no ano de 2023.
Um ano antes (2022), a taxa de mortalidade fora de 10,7 óbitos para cada mil nascidos vivos e, em 2021, atingiu 12,6 mortes a cada mil nascidos.
“Esse índice, um dos mais consagrados mundialmente, mostra uma redução na mortalidade de crianças de até um ano de idade, podendo ser um indicador de qualidade de vida e desenvolvimento, por expressar a situação de saúde da população”, declarou o Executivo.
Ainda conforme informado, “o ano passado foi de grandes progressos para o setor da Saúde, com ações significativas que fortaleceram o compromisso em oferecer cuidados de saúde de qualidade e promover o bem-estar da população”.
“A secretaria intensificou suas atividades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, segue a assessoria.
Entre os destaques citados, estão os mais de 625 mil atendimentos especializados, mais de 200 mil atendimentos de urgência e emergência e mais de 600 mil atendimentos nas unidades básicas; além da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas, do Centro Municipal de Fisioterapia, do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e do Laboratório de Análises Clínicas.
“Ao longo do ano, a rede de saúde do município trabalhou de forma intensa para atender às necessidades da comunidade, proporcionando cuidado, acolhimento e tratamentos especializados”, assinala a assessoria.
No Cemen (Centro Municipal de Especialidades Médicas) e no CIR (Centro Integrado de Reabilitação), foram registrados mais de 89 mil atendimentos.
A rede de atenção psicossocial, que inclui o Centro de Atenção Psicossocial (Caps-II), o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ), “também desempenhou um papel importante, com mais de 40 mil atendimentos, oferecendo suporte psicológico a indivíduos em situação de vulnerabilidade”, enfatiza o setor de comunicação.
Em relação aos atendimentos especializados, o serviço de psicologia contabilizou mais de 25 mil atendimentos, enquanto a fisioterapia alcançou mais de 32 mil atendimentos, “com um grande foco no acompanhamento e na recuperação de pacientes”.
A nutrição também foi citada como destaque, com mais de 3.000 atendimentos, “ajudando na promoção de uma alimentação saudável e adequada para a população”.
Além disso, a farmácia atendeu um total de mais de 300 mil pessoas, “oferecendo medicamentos essenciais para o tratamento e a prevenção de doenças”.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e dentistas das unidades de saúde também realizaram mais de 40 mil atendimentos, “reforçando a importância da saúde bucal”.
O Ambulatório de Curativos atendeu mais de 5.000 pacientes, enquanto o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí teve mais de 7.000 atendimentos, “auxiliando na prevenção e nos cuidados contínuos aos pacientes em tratamento”.
Também foram citados outros serviços essenciais, como o Ambulatório de Infectologia, com mais de 7.000 atendimentos, “oferecendo cuidado especializado para doenças infecciosas”, e o Ambulatório da Casa do Adolescente, que atendeu mais de 3.000 jovens, “trabalhando na promoção da saúde e do bem-estar”.
Na área de urgência e emergência, o Executivo informa que foi superada a marca de mais de 200 mil atendimentos no ano, “refletindo o esforço contínuo para garantir a pronta assistência à população”. “Com um total de 225.282 atendimentos, os serviços de saúde de urgência e emergência se destacaram pela sua abrangência e eficiência”, reforça a assessoria.
A UPA (unidade de pronto atendimento) liderou o volume de atendimentos, com mais de 172 mil ocorrências, sendo a principal porta de entrada para casos emergenciais na cidade.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registrou mais de 9.000 atendimentos, “proporcionando assistência imediata em situações críticas”.
“Além disso, o pronto atendimento e o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) contribuíram significativamente para a cobertura dos serviços de saúde”, acentua a assessoria.
“O pronto atendimento, com mais de 20 mil atendimentos, desempenhou um papel crucial ao oferecer serviços médicos rápidos para casos não tão urgentes, mas que demandam intervenção médica imediata. E o SAD realizou mais de 20 mil atendimentos, oferecendo cuidados em domicílio e garantindo maior conforto e agilidade no atendimento”, argumenta a assessoria.
Em relação ao atendimento das unidades básicas de saúde, conforme o informado, Tatuí alcançou mais de 629 mil atendimentos no ano. “Esse número expressivo de atendimentos evidencia a demanda e a confiança dos cidadãos nos serviços oferecidos pela rede de saúde do município”, sustenta o Executivo.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil completou 30 anos de atuação em 2024 e a cidade de Tatuí “tem muitos motivos para comemorar”, aponta a prefeitura.
A cobertura de ESF no município está em 80,91%, um aumento de mais de 13% em relação a 2023. A mudança se tornou possível a partir de políticas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI) e do Ministério da Saúde.
Já em relação à Santa Casa de Misericórdia, no ano passado, foram registradas 4.739 internações, sendo 2.127 clínicas, 1.349 cirúrgicas e 1.263 partos.
“Os dados demonstram o papel essencial desempenhado pela Santa Casa no atendimento às necessidades da população”, acentua o Executivo.
Em relação à equipe de combate à dengue, foram realizadas mais de 257 mil visitas a imóveis e pontos estratégicos, e o município não registrou nenhum caso de óbito pela doença no ano de 2024.
Ainda de acordo com a divulgação, os exames laboratoriais alcançaram um “marco expressivo”, com a realização de mais de 755 mil procedimentos, um aumento de mais de 84 mil exames realizados em relação ao ano de 2023.
“Esse número significativo de exames abrange uma ampla gama de testes, fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças, para o monitoramento de condições de saúde e para a avaliação do estado geral dos pacientes”, relata a assessoria.
A inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas também foi citada pelo setor de comunicação. Com oito novos consultórios, o CEO oferece, além de odontopediatria, outras seis especialidades: estomatologia, periodontia, cirurgia, endodontia, “pacientes com necessidades especiais” e prótese.
“Tatuí é referência na saúde bucal dos seus cidadãos, sendo classificada como a 16ª melhor cidade dentre os 645 municípios do estado de São Paulo”, completa o setor de comunicação.
Outro apontamento é a inauguração do Centro Municipal de Fisioterapia, “inspirado em grandes centros de reabilitação”. O local conta com fisioterapeutas, médico ortopedista, nutricionista e psicólogo. A infraestrutura do espaço foi projetada para o atendimento de 3.000 pessoas por mês, com 13 fisioterapeutas no quadro de funcionários.
Também foi destacada a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ), unidade dedicada ao atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, 11 meses e 29 dias.
O Caps-IJ é voltado para o tratamento de transtornos mentais graves e persistentes, proporcionando um atendimento humanizado e individualizado, por meio do Plano Terapêutico Singular (PTS).
A inauguração do Laboratório de Análises Clínicas, situado nas dependências da Santa Casa, é para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, aos usuários da rede particular.
No local, são realizados mais de 400 tipos de exames de análises clínicas, como os que dependem da coleta de sangue e de urina, por exemplo.
“O processo de atendimento é prático e eficiente: após a solicitação médica, o paciente agenda o exame e, em cerca de 20 minutos, é atendido com cuidado e atenção pela equipe”, observa a assessoria.
Finalizando os destaques, a assessoria aponta a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia, que oferece atendimento 24 horas de segunda-feira a sexta-feira, e das 19h às 7h, nos feriados e pontos facultativos, desde o dia 29 de maio de 2024.
“As iniciativas da Secretaria de Saúde refletem o compromisso da prefeitura em promover o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população. Em 2024, importantes conquistas marcaram a ampliação dos serviços de atenção básica, campanhas de prevenção e melhorias no atendimento hospitalar, preparando o caminho para novos projetos que continuarão fortalecendo o sistema de saúde e garantindo mais acesso e eficiência em 2025”, conforme divulgado pelo setor de comunicação.
“Estamos construindo um sistema de saúde mais eficiente e preparado para os desafios futuros, e seguiremos firmes nesse propósito, sempre priorizando o cuidado e a saúde de nossa gente”, afirmou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, via assessoria.