Saúde confirma três novas mortes por Covid em Tatuí

Da redação

Em boletim publicado na manhã desta quinta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou ter notificado três óbitos confirmados com o novo coronavírus, além de uma morte suspeita e outra, descartada.

Um dos óbitos é referente a um homem de 49 anos, que faleceu na quarta-feira, 17, e outro, de um homem de 84, que morreu hoje. Os pacientes estavam internados na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia.

A terceira morte confirmada em decorrência da doença é de um idoso de 85 anos, que constava como óbito suspeito. Ele faleceu no domingo, 14, enquanto estava internado na ala de isolamento da Santa Casa.

O boletim ainda informou o óbito suspeito de uma mulher de 68 anos que estava internada na UTI do Pronto-Socorro Municipal, falecida hoje, às 7h, além de descartar a doença como causa da morte de um homem de 71 anos que foi atendido em casa pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e faleceu na quinta-feira, 11.

Nas últimas 24 horas, a VE afirmou ter registrado 92 novos casos positivos da Covid-19 (45 homens e 47 mulheres), 214 suspeitos (106 homens e 108 mulheres) e 82 descartados (26 homens e 56 mulheres).

O órgão municipal ainda disse estar com 100% de ocupação nos leitos clínicos e na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia, destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou positivos para a Covid-19, pelo sétimo dia consecutivo.

Estão internados, na Santa Casa, 48 pacientes, sendo 17 na UTI (sete positivos e dez suspeitos), com quadros que inspiram cuidados, e 31 no isolamento (nove positivos e 22 suspeitos), com quadros estáveis.

No hospital particular, estão internados 17 pacientes, sendo oito casos positivos na UTI, com quadros que inspiram cuidados, e nove com exames positivos no isolamento, com quadros estáveis.

Até a divulgação do relatório, atualizado às 11h17, Tatuí havia atingido 33.496 notificações da doença, sendo 201 casos suspeitos aguardando resultado dos testes, 25.459 descartados e 7.836 positivos.

Dos confirmados, 7.575 pacientes já estão recuperados (96,6%), 150 morreram e 111 ainda estão em tratamento: 33 em hospitais e 78 em isolamento domiciliar. Entre os casos suspeitos, há um óbito e 200 estão em tratamento: 32 em hospitais e 168 em casa.

Vacinação em Tatuí

O órgão da Secretaria de Saúde ainda informou ter aplicado, até às 9h desta quinta-feira, 18, 12.764 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 9.088 são referentes à primeira dose e 3.676, à segunda.

Hoje, a vacinação continua na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Doutor Laurindo, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, na CDHU, e na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 14h, e na UBS central, das 8h às 18h.

As unidades aplicam a primeira dose aos idosos de 75 e 76 anos e a segunda, aos idosos acima 85 anos e profissionais de saúde.

As quatro unidades oferecem sistema “drive-thru” para as pessoas, a partir de 75 anos, com dificuldade de locomoção. Os idosos acamados do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e das unidades ESFs (Estratégia de Saúde da Família), a partir desta faixa etária, podem ser vacinados nas residências.

A pasta recomenda que o paciente que estiver apresentando qualquer tipo de doença aguda febril, moderada ou grave, não compareça para tomar a vacina até a resolução do quadro clínico, com o intuito de não se atribuir manifestações relacionadas com reação vacinal.

Aos pacientes que foram diagnosticados com Covid-19, recomenda-se o adiamento por quatro semanas, da vacinação nas pessoas com infecção confirmada por resultado do exame de RT- PCR positiva, para se evitar “confusão” com outros diagnósticos diferenciais.

Como a piora clínica, segundo a pasta, pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas.