Saúde confirma mais de 6 casos de dengue por hora em 4 dias

279
Publicidade
Da reportagem

Novo boletim da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, divulgado nesta terça-feira, 9, apontou aumento de 18,08% nos casos de dengue no começo desta semana em Tatuí, com 636 novos casos confirmados em quatro dias.

Até sexta-feira da semana passada, 5, a cidade havia somado 3.517 casos. Já nesta terça-feira, a VE informou ter totalizado 4.153 moradores contaminados – média diária de 159 confirmações, ou seja, 6,62 casos de dengue por hora.

Desde o início de 2021,o órgão da Secretaria de Saúde recebeu 5.805 notificações de pessoas com suspeita da doença. Deste total, 1.575 casos foram descartados por meio de exames laboratoriais, 4.153, confirmados e 77 aguardam resultados.

O número sobe a cada dia. Somente no dia 22 de fevereiro, 240 casos foram confirmados na cidade. O índice soma todos os pacientes que receberam atendimento na UPA (unidade de pronto atendimento), no hospital da Unimed e na Unidade de Atendimento à Dengue, da Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com a coordenadora da VE, enfermeira Rosana de Oliveira, mais de 90% dos casos confirmados são autóctones (contraídos no município).

Publicidade

Ela ainda informa ter pacientes positivos em todos os bairros da cidade, contudo, pondera que a maioria das infecções ainda ocorre na região do Jardim Santa Rita de Cássia.

A enfermeira reiterou que todas as pessoas que apresentarem febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas, como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo dos olhos, devem procurar a Unidade de Atendimento à Dengue, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

No período noturno e aos finais de semana, é necessário procurar a UPA (unidade de pronto atendimento). Conforme protocolo do Ministério da Saúde, todas as unidades básicas de saúde também atendem suspeitas de dengue, realizam as notificações, a coleta de exames e todas as ações necessárias.

Publicidade