A Secretaria Municipal da Saúde deverá encerrar, nesta sexta-feira, 9, aplicações de doses contra a gripe. A ação integra campanha nacional de imunização gratuita, promovida pelo Ministério da Saúde, que tinha término inicial previsto para o dia 26 de maio.
No fim do mês passado, o órgão federal decidiu prorrogar o prazo, para alcançar a meta de 90% do público-alvo.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o ministério adotou a medida porque havia, no momento, imunizado somente 60,5% dos grupos prioritários em todo o Brasil. No município, a campanha somava R$ 53,42%.
Segundo a coordenadora da VE (Vigilância Epidemiológica), enfermeira Elis Diniz, desde o início da campanha, em 17 de abril, foram vacinadas 20.314 pessoas.
“Nossa meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha, ou seja, 38 mil pessoas”, destacou a profissional, em material encaminhado à imprensa.
Até o fim desta semana, precisam receber doses da vacina: idosos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período até 45 dias após o parto), crianças entre os seis meses e cinco anos de idade, professores e monitores de escolas públicas e privadas, profissionais de saúde e doentes crônicos.
O Ministério da Saúde recomenda, ainda, que policiais militares e civis, guardas civis municipais e bombeiros sejam imunizados. A campanha também é voltada a funcionários do Poupatempo, dos Correios e da Defesa Civil.
Em Tatuí, todos os postos de saúde da zona urbana estão aplicando a vacina. As imunizações acontecem de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Nos bairros rurais dos Mirandas e Congonhal, o horário de vacinação é das 8h às 13h. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento de identificação.