Da redação
A partir desta terça-feira, 15, a Vigilância Epidemiológica de Tatuí, órgão da Secretaria de Saúde, incluiu no público-alvo da vacinação contra a Covid-19 pessoas sem comorbidades entre 50 e 57 anos de idade.
Conforme o calendário, as doses são aplicadas: terça-feira, 15, em pessoas acima de 57 anos completos; na quarta-feira, 16, a partir de 55 anos completos; no dia seguinte, a partir de 53 anos completos; e na sexta-feira, 18, a partir de 50 anos.
De acordo com o departamento de comunicação da prefeitura, para receber a dose do imunizante, é necessário realizar pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, além de cartão SUS, comprovante de endereço e documento com foto.
A vacinação em Tatuí segue previsão estipulada pelo governo de São Paulo, que anunciou, no domingo, 13, ter antecipado em 30 dias o calendário de vacinação contra a Covid-19 e prometeu imunizar toda a população adulta do estado até o final de setembro.
Nesta semana (de 15 a 18), as doses podem ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos. Pelo cronograma anterior, esta data estava definida para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, e agora o alcance foi expandido.
Ainda conforme estimativa do governo, a partir do dia 23 de junho, São Paulo vacinará a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30 de junho, última quarta-feira deste mês, começa a imunização dos que têm entre 40 e 42 anos.
No dia 15 de julho, a campanha será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a Covid-19.
A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 e 29 anos.
Por fim, a partir de 1º de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão iniciar a imunização contra o novo coronavírus, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro.
Campanha
Além de reduzir a idade mínima do público-alvo sem comorbidade, nesta semana, Tatuí pretende aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em professores. O calendário de imunização estende-se até quinta-feira, 17.
Conforme o calendário, as doses serão aplicadas: nesta terça-feira, 15, nos profissionais a partir de 30 anos completos; no dia seguinte, a partir de 25 anos; e na quinta-feira, 17, a partir de 18 anos.
Para receber a dose do imunizante, os profissionais são obrigados a apresentar um “QR Code” gerado a partir do site www.vacinaja.sp.gov.br.
Ainda estão sendo imunizados os moradores tatuianos com comorbidades acima de 18 anos completos e gestantes e puérperas sem comorbidades.
Para receber a imunização, os moradores com comorbidades necessitam apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Já as gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê. Nos casos de gestantes e puérperas com comorbidades, também é preciso comprovação através de receita ou atestado médico.
A VE prossegue a vacinação de pessoas com deficiência permanente e cadastradas no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada) da assistência social acima dos 18 anos. Os munícipes deste grupo devem apresentar comprovante do recebimento do BPC.
Também continua a imunização de motoristas e cobradores de ônibus do transporte público urbano e intermunicipais. É obrigatório o pré-cadastro no sistema www.vacinaja.sp.gov.br, pois é necessária a apresentação do QR Code para aplicação da vacina.
O órgão ainda aplica a primeira dose em tatuianos com síndrome de Down e transplantados, de 18 a 59 anos.
Já a segunda dose do imunizante prossegue sendo aplicada em idosos a partir de 64 anos (Coronavac), idosos acima de 71 anos (AstraZeneca) e para gestantes e puérperas com comorbidades (Coronavac), respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação.
Ao longo da semana, as doses são aplicadas em sistema drive-thru somente no estacionamento da futura sede da prefeitura, em frente à UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na UBS “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 16h.