‘São Silvestre’ de Tatuí­ chega ao 14º ano e ganha caminhada





Conhecida como a “São Silvestre” de Tatuí, a Corrida Rural dos Mirandas teve realização confirmada neste mês. O evento tradicional iniciado pelo desportista Diniz Polo – “elevado a patrono em 2013” – acontece no próximo dia 31.

Em sua 14ª edição, ele traz novidades. Entre elas a adesão de mais uma variante de prova. Além dos dois percursos de corrida, de cinco e dez quilômetros, a organização acrescentou uma prova de caminhada. Esta última não terá premiação com troféu, apenas a divulgação dos colocados em ordem de chegada.

Para os demais, haverá troféus aos três primeiros colocados na categoria geral (masculina e feminina) nas distâncias de 5 km e 10 km. Quem terminar qualquer uma das duas provas em tempo mínimo previsto receberá medalha.

De acordo com regulamento, haverá, ainda, premiações para os atletas (homens e mulheres) de acordo com faixa etária nas quais se inscreveram nos dois percursos da corrida. Em nenhuma das provas, os atletas poderão acumular prêmios.

Para participar, os atletas devem pagar taxa de inscrição. Os interessados têm dois valores à disposição. Podem pagar R$ 35 para competir sem a camisa oficial do evento. Quem optar por receber a vestimenta tem de acrescentar R$ 15.

Atletas menores de 18 anos somente poderão participar da corrida de 5 km com autorização por escrito dos pais ou de algum um responsável legal. Mesmo assim, a autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade com foto do responsável e do participante que será retido pela organização no ato da retirada da numeração de participação.

O evento deverá contar com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) para a delimitação do trajeto e de uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para prestar primeiros-socorros e eventuais remoções.

Neste ano, a corrida deixou de ser realizada exclusivamente pela Prefeitura. As provas estão a cargo da Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos), com sede em Sorocaba, tendo apenas apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Entretanto, a competição continua sendo aberta a todos os atletas. O evento realizado no mesmo dia que a São Silvestre tem como objetivo motivar os adeptos da modalidade esportiva e difundir a prática da corrida e da caminhada.

Também visa, há três edições, prestar homenagem ao fundador da atividade. Diniz Polo realizou o evento desde o surgimento até 2012. No ano seguinte, entregou a responsabilidade da organização para o Executivo, que o elegeu como patrono.

No dia do evento, os atletas participantes receberão kit composto por número de peito, camiseta (opcional), chip de cronometragem (que deve ser devolvido após o cumprimento do percurso) e suporte de hidratação. Para atender aos competidores, a organização vai montar estandes para distribuição de águas. Os locais estarão espalhados em cada dois quilômetros.

A organização informou que não efetuará entrega de kits de participação no dia do evento para os inscritos via internet. Esclareceu, ainda, que a retirada do número de peito se dará no dia da corrida, no período das 13h às 15h. As largadas serão às 16h.

Informações são obtidas pelo e-mail: contato@proeesp.com.br e pelo fone (15) 3411-3958. De antemão, a Proeesp divulgou que estarão disponíveis “apenas 250 inscrições”.