Com 76 anos de fundação, o Esporte Clube São Martinho pode se dar alguns privilégios. O mais recente deles – resultado de tantos anos de experiência no futebol – é a folga que duas equipes que disputam a “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster” detêm. Elas lideram seus respectivos grupos e fazem, neste domingo, 16, novos compromissos pela competição tradicional.
Os jogos acontecem em casa, no Estádio “José Rubens do Amaral Lincoln”, com início às 8h50. Nesse primeiro horário, a equipe que disputa o grupo “B” da superveteraníssima enfrentará o Santa Cruz, lanterna da categoria.
A equipe adversária do São Martinho perdeu duas das três partidas que competiu. O time empatou em apenas um jogo, contra o Associados do Clube de Campo, duelo que terminou em 0 a 0 e aconteceu no Estádio “Menotti de Campos”.
Na soma das quatro rodadas do grupo “B” da superveteraníssima, realizadas até esta semana, o São Martinho obteve mais pontos. Venceu dois jogos, um contra o Associados do Clube, na estreia no dia 10 de maio, por 3 a 1; e outro contra o Santa Cruz, no dia 24 de junho, fechando placar em 4 a 0.
Com base nos resultados das partidas, o Associados do Clube de Campo ocupa a segunda posição do grupo “B”. A equipe campestre soma uma derrota, uma vitória por 4 a 0 contra o Santa Cruz e um empate com o time, por 0 a 0.
Os dados da tabela atualizados pela organização a pedido de O Progresso nesta semana mostram, na prática, que o quadro de equipes classificadas já está definido. Mesmo que perca, o São Martinho continua na liderança, com seis pontos e saldo de seis gols “pró”. Se vencer, o Santa Cruz não alterará o quadro, uma vez que não pontuou e tem saldo negativo de oito tentos.
A partida que encerra a primeira fase da classificação na categoria está agendada para o dia 6 do mês que vem. Ela acontece no Estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo, e abre a rodada da manhã esportiva.
Já no segundo horário deste domingo, o São Martinho enfrentará o Ressaca, às 10h30, pelo grupo “B” da veterana, o chamado “grupo da morte”. Na categoria, o time soma dois empates por 0 a 0 contra o Ressaca (jogo no dia 7 de junho), e por 1 a 1 contra o XI de Agosto (em partida no dia 5 de julho). O diferencial é uma vitória por 1 a 0 frente ao XI de Agosto, também em julho, no dia 26, em confronto no “Dr. Gualter Nunes”.
As duas outras equipes, o Ressaca e o XI de Agosto, estão em situação quase semelhante, na classificação. Há apenas um detalhe que os separa: o XI de Agosto registrou dois empates e uma derrota. Já o Ressaca apenas empatou.
O último confronto da categoria está agendado para o final de setembro. Partida entre o Ressaca e o XI de Agosto decidirá a composição das equipes classificadas que têm, no momento, o São Martinho numa continuidade. A partida que valerá a última vaga será no dia 27 no “Itatibão”.
Realizada pela Central de Rádio, a Copa Rádio, como é conhecida a competição futebolística, tem partidas realizadas aos domingos. Por decisão da organização, os confrontos podem acontecer, também, às sextas-feiras.
Todos os jogos têm entrada franca e são transmitidos ao vivo pela Rádio Notícias, com narração de Rogério Lisboa, comentários de Renato Pereira de Camargo e reportagens de Luis Carlos Teixeira. O trio acompanhou, no dia 19 de julho, duas partidas no “Amaral Lincoln” e que resultaram em seis gols.
Na ocasião, o São Cristóvão amargou derrota por 3 a 0 contra o Laurindense pelo grupo “A” da veteraníssima. Os gols ficaram a cargo de Índio (2) e Gabu. Já no jogo de fundo, pelo “A” da veterana, o Lauridense teve placar inverso: venceu o Santa Rita por 3 a 0, com gols de Marquinho (2) e Cláudio.
Ainda em julho, no dia 26, a competição teve rodada no estádio agostino. Em casa, o Sexta Máster venceu por 2 a 1 o Nova União, com tentos marcados por Pedrinho e Lucas para os agostinos, e “desconto” de Mou, em pênalti. A partida teve início às 8h50 e valeu pelo grupo “C” da superveteraníssima.
Na mesma data, às 10h30, pelo grupo “B” da veterana, os agostinos sofreram derrota. A equipe do XI de Agosto perdeu por 1 a 0 para o São Martinho, a disputa com gol único de Marquinhos, marcado em cobrança de escanteio.
O “Menotti de Campos” sediou nova rodada dupla da competição no dia 2 deste mês. As primeiras equipes a entrar em campo, a partir das 8h50, Santa Cruz e Associados do Clube, pelo grupo “B” da superveteraníssima terminou empatado em 0 a 0.
No segundo horário, a partir das 10h30, o Santa Cruz goleou o adversário: bateu o Ressaquinha por 5 a 1, garantindo vaga antecipadamente para as semifinais do grupo “C” da veterana. O duelo rendeu ao time o primeiro lugar.
Domingo passado, dia 9, o torneio de futebol de campo teve sequência com dois confrontos. Eles aconteceram no campo do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), valendo pela superveteraníssima e veterana.
Na primeira categoria, pelo grupo “A”, terminou em empate por 0 a 0 entre o Gepav e o Clube de Campo. Na segunda, o combinado formado pelo Gert (Grupo Esportivo Recreativo de Tatuí)/Sindmetal venceu o Laurindense, por 2 a 1.