A Prefeitura, pelas secretarias do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Educação, realizou a entrega de uma quadra poliesportiva coberta, na vila São Cristóvão, no final da tarde de quarta-feira, 29 de agosto.
O investimento foi de aproximadamente R$ 390 mil, destinados à construção da quadra, fechamento, pintura e cobertura. Ainda foram entregues materiais esportivos para uso da comunidade.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve no evento acompanhada do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva. Vereadores, assessores parlamentares e secretários municipais também marcaram presença.
O local recebeu alunos da Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, atletas da escola de futebol Bom de Bola Tatuí e moradores da região, que se espalharam na arquibancada.
Durante o discurso, a secretária municipal da Educação, Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, pediu várias vezes para que a quadra poliesportiva seja preservada por todos.
“Eu peço, encarecidamente, que cuidem e usem bem a quadra para a finalidade que ela foi construída: a prática do esporte”, disse a secretária.
“Durante o processo de finalização da obra, houveram invasões e depredações. Então, peço que sejam nossos parceiros e nos ajudem a cuidar deste espaço”, apelou Marisa.
A secretária enfatizou que os alunos e as crianças do bairro são a “razão da construção do equipamento social”. Segundo ela, o local seria, inicialmente, um campo de areia coberto.
“Mas, a prefeita, juntamente com o vice-prefeito, permitiu que fosse feita uma quadra de fato, para atender à comunidade e todo o entorno”, declarou.
Marisa assegurou que todos terão oportunidade e horários disponíveis para utilizar a quadra de forma organizada. De acordo com ela, será feito um cronograma para cada um, diante de possibilidades, ter a chance de usufruir do espaço.
Antes de encerrar a fala, a secretária fez questão de pedir, novamente, que a população preserve o novo local de esportes e lazer. “O esporte disciplina, nos faz aceitar regras e nos dá um bom condicionamento físico. Então, vamos usar com saúde, responsabilidade e, principalmente, com muito respeito a este espaço”, concluiu Marisa.
Na sequência, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, enfatizou a união entre as duas secretarias. Segundo ele, projetos em conjunto mostram a importância de o esporte e a educação “andarem lado a lado”.
Conforme Sinisgalli, as crianças devem ter acesso a diversas modalidades esportivas na quadra poliesportiva, como basquete, futsal e voleibol.
O vereador Jairo Martins, o Pepinho, disse ter ficado comovido ao visualizar a obra concluída. Segundo ele, o local não tinha condições adequadas para receber as crianças.
“Este local era apenas um campo de areia abandonado. Quando chovia, o campinho alagava. Mesmo assim, a criançada brincava”, expôs o vereador.
Martins afirmou que o espaço pode “abrigar sonhos e comportar futuros craques que poderão surgir”.
“Quem sabe, aqui pode nascer um ‘novo Neymar’ ou, talvez, até um ‘novo Pepinho’”, disse o parlamentar, arrancando aplausos e risos dos presentes.
Luiz Paulo falou que a entrega do espaço era um compromisso do plano de governo, agora realizado. De acordo com ele, o “local era tratado com descaso pela antiga gestão”.
“Foi preciso mais de um ano para conseguir colocar em ordem para que pudesse inaugurar”, declarou. Conforme o vice-prefeito, o local não será apenas uma quadra poliesportiva, pois, a partir desta próxima semana, deve contar com aulas de zumba, à noite, especialmente para as mulheres da vila São Cristóvão.
Luiz Paulo garantiu que, em breve, a Prefeitura irá inaugurar a quadra society da vila Angélica, a primeira da cidade. E que deve incluir no orçamento municipal uma área de lazer para o Jardim Tóquio.
O vice-prefeito ainda informou que está aguardando liberação de recurso da Caixa Econômica Federal para a realização das próximas obras de recapeamento pela Prefeitura.
Segundo ele, a empresa vencedora da licitação é a Rancho da Colina e deve atuar nas ruas: Mário Baiardi e Alberto Vitali, nos arredores da nova quadra poliesportiva.
Por fim, Luiz Paulo agradeceu e disse contar com “o apoio de todos os moradores do bairro em mais um instrumento público, para que possa melhorar a vida de toda a população”.
Antes do encerramento da cerimônia de inauguração, Maria José afirmou que um espaço para a prática de esportes e lazer era um antigo pedido dos habitantes da região. Segundo ela, investimentos para o esporte e para a educação não devem parar.
Conforme Maria José, além da quadra de futebol society, na vila Angélica, está sendo construído um ginásio esportivo no Jardim Santa Rita de Cássia, um Centro de Integração ao Esporte no Jardim Lucila e instalada uma academia ao ar livre na Nova Tatuí. Investimentos que, juntos, superam R$ 3 milhões.
Na área educacional, de acordo com a prefeita, serão aplicados cerca de 2 milhões em novas obras. Três creches estão sendo construídas, nos bairros Santa Cruz, Jardim Santa Emília e Inocoop.
De acordo com Maria José, foi realizada a licitação para a obra de um prédio escolar no Residencial Astória, para abrigar uma creche, pré-escola e o ensino fundamental.
Maria José, ainda, declarou que o esforço realizado é para ampliar o número de vagas para crianças em creches.
“Já pedi para Marisa um estudo da atual demanda, para que possamos nos programar para as novas obras no ano seguinte”, expressou a prefeita.
Após o fim da solenidade, as autoridades apresentaram a placa de inauguração da obra e foi realizada uma partida inaugural de futsal com os jogadores do Bom de Bola.