São Bento de Sorocaba





Junto com outros clubes tradicionais e históricos do futebol paulista, está o querido São Bento de Sorocaba. Times como o XV de Piracicaba, Taubaté, Ferroviária de Araraquara, XV de Jaú, entre outros, que muito fizeram em favor do futebol, ora revelando jogadores, ora mostrando boas equipes, mobilizando toda uma cidade, hoje sofrem pelo fato dos torcedores mais jovens desconhecerem a verdadeira história do clube e que por ele não guarda nenhuma emoção ou paixão, os tempos passaram e a realidade do futebol é bem outra.

A mentalidade profissional impera, os meios de comunicação afastam e não mais privilegiam esses clubes, a mídia hoje tem interesse em promover grandes espetáculos e com clubes de grandes torcidas, a questão financeira prevalece e não mais a emocional.

Os antigos e fiéis torcedores destas equipes estão cada vez mais raros e a nova geração não tem o porquê deste amor outrora demonstrado pela geração anterior.

Alguns desses clubes servem de escada e trampolim para que empresários e/ou procuradores de futuros craques os utilizem para promoção pessoal e não mais como um símbolo do futebol de uma cidade. O São Bento ainda é simpático, sem dúvida, e torceremos sempre para que volte à elite do futebol.

A foto mostra o time de 1962 campeão da então segunda divisão, voltando para a divisão “especial” como era denominada a elite do futebol de SP, quando toda Sorocaba, uma cidade de então pouco mais de 100 mil habitantes vibrava com o título. Em pé: Julião, Walter, Chicão, Odorico, Salvador e Nestor. Agachados: Afonsinho, Raimundinho, Picolé, Bazaninho e Paraná, inesquecível formação comandada pelo carioca Wilson Francisco Alves. Grandes clubes, fortes emoções de uma época bem diferente.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade