Os atletas da Associação Atlética Santa Rita estão com “um desafio e tanto nos pés”. Eles precisam vencer a equipe do Zambianco, de Tietê, se quiserem levar o título mais cobiçado da 1ª edição da “Copa Regional de Futebol Amador”.
A partida que encerra a competição está prevista para este domingo, 7, na Usina Zambianco, em Tietê. No jogo de volta, os representantes de Tatuí precisarão vencer pela diferença de quatro gols para conquistarem o campeonato.
O time tatuiano precisa alcançar esse placar por conta do resultado do jogo de ida. No dia 30 de novembro, no campo do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), o Santa Rita perdeu para o Zambianco por 3 a 0.
Realizada pela LLF (Liga Laranjalense de Futebol), a “Copa Regional de Futebol Amador” recebe apoio da FPF (Federação Paulista de Futebol). Ela é fruto de parceria com as prefeituras das seis cidades e conta com 12 equipes. Além de Tatuí, disputam: Boituva, Cerquilho, Iperó, Laranjal Paulista e Tietê.
O torneio teve início em 21 de setembro e reúne equipes campeãs e vice-campeãs de campeonatos varzeanos sediados nos seis municípios. Na primeira partida da final realizada na semana passada, a organização promoveu preliminar da final da série ouro, da categoria sub-15, da Copa Craques do Futuro.
Até a derrota no final de semana passado, a Associação Atlética Santa Rita estava invicta na competição. O Zambianco também não havia perdido nenhum jogo, tendo empatado contra a equipe tatuiana em Tietê, com placar de 2 a 2.
Em nota, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, destacou a importância da competição para o futebol na região.
“A primeira edição da Copa Regional superou as nossas expectativas. Um campeonato como esse, valoriza o futebol da nossa região e traz de volta aquela boa rivalidade dentro de campo, entre os municípios participantes”, argumentou.
O secretário também mencionou o nível técnico alcançado no torneio e classificado por ele como “bom”. Segundo ele, a “disputa conta com a participação de atletas que já jogaram profissionalmente, o que valoriza ainda mais”.
“Desde o início as equipes participantes contavam com elencos muito fortes, com jogadores que atuaram profissionalmente, além de boas revelações da nossa região. A final tem tudo para ser um grande jogo”, considerou.
O secretário destacou, ainda, que “boas surpresas” poderão surgir por conta da final. Conforme ele, as equipes poderão reforçar seus elencos para a decisiva.