Samu ganha três novas ambulâncias por meio do Ministério da Saúde

268
Publicidade





O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) terá três novas ambulâncias. É o que anunciou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, nesta sexta-feira, 11, por meio de assessoria de comunicação.

A assinatura da documentação aconteceu no final da tarde do dia 9, no gabinete do prefeito e teve a presença da coordenadora local do Samu, enfermeira Andreia Fonseca, e do coordenador na região de Itapetininga, enfermeiro Thiago Henrique de Moraes.

De acordo com o setor de comunicação, a conquista “foi possível graças à articulação entre a Prefeitura e governo federal, por meio do Ministério da Saúde”. “Os três novos carros representam a duplicação de veículos e consequentemente da capacidade de atendimento”, apontou a assessoria em nota à imprensa.

Atualmente, o Samu conta com três ambulâncias para atender a população. Entretanto, apenas duas são próprias. Uma havia sido locada “devido à enorme demanda de atendimento”.

Publicidade

“Temos, em média, 900 ocorrências por mês. Em alguns dias há até mesmo fila de espera. Esses novos carros vão ajudar muito nosso trabalho e quem ganha com isso é a própria população”, explicou por meio da assessoria a coordenadora do Samu.

A ambulância alugada deve ser devolvida pelo Executivo com a vinda dos veículos, dentro da política de “diminuição de custos e investindo no patrimônio da própria cidade”.

“O Samu de Tatuí foi inaugurado em dezembro de 2010, em espaço anexo ao Corpo de Bombeiros, e contava com apenas duas ambulâncias. A atual gestão optou provisoriamente pela locação da terceira ambulância para melhorar o atendimento, mas agora chegaremos a cinco, um recorde”, disse o prefeito em nota.

Segundo ele, a sede própria do serviço – que funciona no prédio ocupado pela extinta 4a Companhia da Polícia Militar e que havia abrigado o Tiro de Guerra –, será inaugurada oficialmente “em breve”. Já as ambulâncias serão entregues “nas próximas semanas”.

O Samu do município conta, no momento, com 40 profissionais, entre médicos enfermeiros, atendentes e responsáveis pela conservação e serviços gerais.

Ele também poderá contar com auxílio de helicóptero “Águia” que será recebido pela Polícia Militar de Sorocaba no ano que vem. O helicóptero será utilizado em ocorrências de urgência em diversas cidades da região, entre elas Tatuí.


Publicidade