Samu de Tatuí inaugura nova base descentralizada na v. Dr. Laurindo

Serviço atende casos de urgência e emergência (clínicos e traumas)

0
Inauguração da nova base descentralizado do Samu (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na tarde de terça-feira, 24, a nova base descentralizada do Samu de Tatuí, denominada “Enfermeira Carla Cristina Pires Rosário”, na rua Prefeito Alberto dos Santos, 311, vila Dr. Laurindo.

O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do presidente da Câmara, vereador Antonio Marcos de Abreu, da secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, e da coordenadora da base, enfermeira Mariana Leme de Campos Oliveira.

Também estiveram presentes os familiares da enfermeira Carla Cristina Pires Rosário, que deu nome à nova base, além do vereador Maurício Couto, proponente da denominação do espaço, (reportagem nesta edição), entre outros vereadores e secretários municipais.

De acordo com a coordenadora da base, enfermeira Mariana, a cerimônia marcou a inauguração oficial do novo edifício. O Samu mudou-se para o novo endereço em março deste ano – antes a base funcionava na rua 15 de novembro, no prédio do antigo Tiro de Guerra

“Logo que aqui ficou pronto, nós já nos mudamos. Não fizemos a inauguração antes por conta da pandemia e, agora, conseguimos tornar oficial a nossa base, aproveitando para homenagear a enfermeira Carla”, informou Mariana.

Publicidade

Segundo ela, o novo espaço traz comodidade aos funcionários e melhora a funcionalidade do trabalho da unidade, sem alterar os serviços de atendimento móvel de urgência, já prestados na base descentralizada.

“O Samu atende da mesma forma, independente do tamanho da base. Entretanto, a nova base muda as nossas acomodações e facilita a saída dos veículos. Aqui também temos estoque e expurgo específico para a higienização dos nossos materiais – antes feita pelo Pronto-Socorro -, entre outras melhorias na questão estrutural”, explicou a coordenadora.

O novo prédio – que antes abrigava a frota da Saúde – possui mais de mil metros quadrados. A área conta com três alojamentos (um masculino, um feminino e um para médicos), uma copa, dois estoques de materiais de enfermagem, estoque de peças de viaturas, salas de convivência e treinamento, expurgo e lavanderia, pátio de viaturas, setor administrativo, refeitório e arquivo.

O Samu de Tatuí dispõe de 47 funcionários (entre eles, 7 médicos, 15 técnicos de enfermagem, 6 enfermeiros, 1 atendente, 3 auxiliares de serviços gerais e 15 condutores), 1 viatura de suporte avançado, 3 viaturas de suporte básico, 1 viatura rural, 3 viaturas reservas (que estão sendo utilizadas em ocorrências para casos de Covid-19) e 1 carro para uso administrativo.

“Essa base é muito importante para podermos abrigar, com dignidade, os nossos funcionários. Antes não tínhamos nem onde todos almoçarem de uma vez só, e o mínimo que precisamos para um plantão de 12 horas é de uma boa acomodação. Este espaço está oferecendo o necessário”, completou Mariana.

A secretária da Saúde classificou a inauguração da nova base como “essencial” para poder oferecer um espaço de qualidade aos profissionais atuantes na emergência.

“São profissionais que trabalham 24 horas a serviço da população e estão disponíveis para qualquer tipo de chamado. Eles precisavam ter uma estrutura conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, com salas específicas e um local adequado”, apontou a secretária.

Além da estrutura física, a secretária lembra que, durante os últimos anos, foram renovados todos os veículos da frota do Samu. “Também ampliamos a frota com uma nova ambulância e contratamos uma equipe especializada para o atendimento”, acrescentou Tirza.

A nova base do Samu está sendo planejada desde 2019. Tirza lembra que, no começo daquele ano, esteve visitando o local, com a então prefeita Maria José Vieira de Camargo, para definir a planta e os detalhes da reforma.

“O espaço era da prefeitura, mas precisávamos reformar. Com todas as adaptações que seriam necessárias, cheguei a questionar a prefeita se conseguiríamos entregar a obra”, lembrou.

“Ela afirmou: ‘Vamos sim! Com certeza!’. Daquele jeitinho dela, empenhada em entregar um bom trabalho, e, hoje, estamos aqui entregando a obra”, acrescento a secretária.

Atuando no município desde 3 de dezembro de 2010, a base descentralizada do Samu 192 é regulada por uma central em Itapetininga e atende casos de urgência e emergência, tanto clínicos quanto traumas.

Base descentralizada do Samu atende em média 420 ocorrências por mês (foto: AI Prefeitura)

Primeira a falar durante a inauguração, a coordenadora do Samu destacou que, atualmente, a unidade está “muito bem abrigada” com a nova base. Ainda informou ter atendido, em média, 420 ocorrências por mês e 30 transferências inter-hospitalares – transporte de pacientes para hospitais fora do município.

“Hoje, estamos muito felizes e gratos a todos que contribuíram para que estivéssemos aqui nesta nova base. Agradeço, em especial, à prefeita Maria José, que queria muito ver esta obra pronta, mas, infelizmente, não conseguiu”, declarou a enfermeira.

Na sequência, também em discurso, a secretária da Saúde ressaltou o trabalho prestado pelo serviço de atendimento móvel de urgência nos últimos 11 anos em Tatuí, por meio da base descentralizada.

“É um grande orgulho ter o Samu em funcionamento no município. O serviço de urgência e emergência está interligado à UPA, pronto-socorro, Santa Casa e faz parte da rede de atendimento, que hoje está reestruturada”, pontuou Tirza.

A secretária também fez menção ao trabalho da prefeita. “Ela nos encorajou a projetar este espaço e entregar esta obra, e é preciso destacar que ela foi uma grande apoiadora dos projetos da Saúde e sempre nos ajudou na melhoria do setor. Este espaço também foi um sonho da nossa prefeita, e é preciso reconhecer”, discursou.

Em seguida, o vereador Couto contou com um pouco da história da enfermeira Carla e justificou a proposta de denominação do espaço, salientando que a profissional da Saúde “era apaixonada pela enfermagem e merecia a homenagem”.

“Ela era uma pessoa feliz, amiga, que se preocupava com todos ao redor dela, sempre muito pronta a ajudar o próximo, ativa na Casa de Deus, e quem a conheceu sabe que ela era uma pessoa muito agradável e merecia esta homenagem”, argumentou o vereador.

Depois das palavras dele, a cerimônia continuou com homenagens e discurso da irmã da homenageada, Lucimara de Cássia Rita Brito, que reforçou o quanto Carla se dedicava à profissão e agradeceu às autoridades pela homenagem.

“Quero deixar aqui meu agradecimento a cada um de vocês que prestam serviço no APH (atendimento pré-hospitalar), por fazerem parte da nossa história e por permitirem que minha sobrinha, Lívia – que hoje tem seis anos – possa ter a dimensão de quem a mãe dela sempre foi e ainda é”, acentuou a irmã da homenageada.

O presidente da Câmara apontou o empenho da Casa Legislativa para a conclusão da obra de revitalização da nova base do Samu, citando ter destinado recurso de R$ 70 mil, oriundo do duodécimo, para a reforma do espaço.

O parlamentar ainda antecipou que deverá devolver ao Executivo R$ 100 mil para serem investidos na nova base do Samu. “Os vereadores já estão economizando, e vamos destinar mais esta parte do duodécimo ao serviço”, garantiu Abreu.

Encerrando os discursos, o prefeito apontou a importância do serviço de urgência e emergência para o município e da nova base para abrigar a unidade tatuiana, classificando o Samu como “uma joia” da cidade.

“Este espaço é mais que merecido. É mais um trabalho da nossa prefeita, fruto da sensibilizada que ela tinha para com as pessoas e de como ela conduzia o mandato, sempre atenta a cada detalhe”, concluiu o prefeito.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural do Samu, realizada pela família da homenageada e pelas autoridades.

Publicidade