Saiba quais os cuidados com o carro parado durante a quarentena

Foto: Alexey Hulsov from Pixabay
Vera Moreira Comunicação

Assessoria de imprensa

Com a necessidade do isolamento social, os carros estão parados e precisam de cuidados. O engenheiro mecânico e especialista em manutenção automotiva, Denis Marum, alerta que o automóvel parado por muitos dias seguidos pode dar problemas.

Como ficar em casa é fundamental, pequenas ações vão manter o carro em ordem. Os cuidados são bem simples para evitar danos:

  1. Bateria

Na maioria dos carros as baterias possuem placas de chumbo imersas em uma solução ácida dentro de uma caixa plástica. Pela falta de movimento do veículo, o ácido acaba por se concentrar no fundo do recipiente plástico, corroendo as placas de chumbo e, por consequência, diminuindo consideravelmente a capacidade de recarga da bateria. Portanto, não basta apenas funcionar o motor uma vez por semana. É necessário movimentar essa bateria para homogeneizar a solução ácida, evitando a corrosão das placas. Funcione o motor e movimente o carro para gerar movimentação da solução dentro da bateria.

Baterias mais modernas dispõem de um material absorvente entre as placas que inibem por mais tempo a concentração do ácido no fundo.

Baterias com mais de dois anos, com baixa capacidade de recarga, exigirão carregamento mais frequente, algo entre três e cinco dias.

Baterias novas e de última geração podem suportar até três semanas.

Desligar os cabos da bateria é uma opção para evitar o consumo residual de energia gerado pelo alarme e pelo rádio, porém poderá perder a configuração do próprio rádio e de alguns módulos presentes em veículos mais modernos.

  1. Pneus

Você deve mudar a posição do seu carro a cada dez dias para que a cinta metálica, que faz parte da estrutura do seu pneu não se deforme permanentemente, essa deformação comprometerá a segurança, gerando desbalanceamento da roda (trepidação do volante em altas velocidades) e barulho.

  1. Lubrificação do motor e câmbio

Depois de uma semana parado, o óleo escorre quase que totalmente para a parte de baixo do motor (cárter), gerando grande desgaste das partes metálicas no momento da partida. Colocar óleo de última geração minimiza o problema, pois adere melhor às paredes do motor. O mesmo acontece com o câmbio, principalmente o automático, movimentar o óleo hidráulico evitará o ressecamento de vedadores e juntas.

  1. Gasolina apodrece após um mês

Deixe pouca gasolina no tanque, o seu apodrecimento pode gerar entupimento dos bicos injetores e dificuldade na partida. Então vou usar álcool? Não, melhor é gasolina, o álcool de má qualidade contém água e pode ainda se transformar em açúcares. Água e açúcar é uma excelente mistura para entupir bicos, enferrujar e danificar as roscas das velas.

Alerta! – Nunca funcione seu carro em locais fechados como garagens, o monóxido de carbono eliminado pelo escapamento pode levar à morte!