Sabesp amplia o abastecimento em 26%

Linhas verdes representam as adutoras a serem construídas, a linha azul a adutora já com a vazão dos poços, chegando aos reservatórios a partir da ETA/Sabesp (foto: AI Prefeitura)

A Sabesp está investindo R$ 1,9 milhão nas obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Tatuí. O empreendimento inclui a perfuração de dois novos poços com capacidade de produzir cem litros de água por segundo, estação elevatória de água bruta e um reservatório de cem metros cúbicos para alimentar a unidade de bombeamento, além de 2.600 quilômetros de redes para levar a água até o centro de reserva junto à estação de tratamento.

Os poços já foram perfurados e as obras lineares estão em andamento, com previsão de conclusão até o final de maio de 2018.

A informação da descoberta dos poços foi dada pelo diretor de sistemas regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, em recente reunião em São Paulo, na sede da estatal paulista, com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e secretários Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo) e Juliana Rossetto Leomil Mantovani.

“O empreendimento representa o esforço que a Sabesp e a Prefeitura tatuiana estão fazendo para ampliar e reforçar a oferta de água para todo o município, a fim de acompanhar o crescimento vegetativo da cidade e melhorar a qualidade de vida da população, declarou o superintendente da estadual, Maurício Tápia.

“O município de Tatuí é um exemplo de ações e investimentos crescentes em saneamento, é a segunda maior cidade operada pela Sabesp na unidade de negócio que atende a região do Médio Tietê”, acrescentou.

A sede local é abastecida pelos rios Tatuí e Sarapuí. Os novos sistemas produtores irão proporcionar aumento de 26% na disponibilidade de água tratada, ou seja, irão ampliar a capacidade de vazão em cem litros por segundo, suficientes para atender mais 30 mil pessoas, segundo a empresa.

Com a entrada em operação dos poços e o incremento de vazão, será possível atender à demanda de água da população do município por um período superior a 30 anos.

A cidade se situa em uma posição estratégica, entre grandes polos de desenvolvimento. Essa disposição privilegiada, a proximidade à capital paulista e à rodovia Castello Branco, que interliga muitas cidades da região do interior paulista, são alguns dos fatores que “aceleram e alavancam a expansão do município”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.

Para a prefeita Maria José, a entrega dessas obras “vem em um momento importante para a administração municipal, já que a cidade passa por um processo de crescimento vertiginoso em população e economia nos últimos anos”.

Para acompanhar o desenvolvimento, além dessas obras, só nos últimos dois anos, Tatuí já recebeu mais de R$ 7,8 milhões em investimentos da Sabesp.

“Os moradores contam com ótimos níveis de atendimento, sendo 100% de abastecimento com água tratada, 100% de coleta de esgotos e 84,6 % de tratamento dos esgotos coletados, hoje realizado através de lagoas”, acrescentou a assessoria.