Iniciativa em prol ao centro cirúrgico terá ‘modelo misto’

Anunciada na semana passada, a meta da intervenção da Santa Casa de Misericórdia para este ano será um modelo de arrecadação misto. É o que informou a O Progresso a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Ela explicou que o projeto de revitalização do centro cirúrgico será viabilizado com recursos de várias fontes. A Prefeitura quer, por meio de parceria com o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), captar verbas para a compra de novos equipamentos utilizados nas cirurgias.

O projeto de reforma do espaço está orçado, inicialmente, em quase R$ 1 milhão. Para captar os R$ 950 mil estimados, a municipalidade está buscando entendimentos com deputados federais, estaduais e com o governo do Estado.

Além dos políticos, Maria José disse que o Fundo Social estuda realizar uma campanha similar à do “Adote um Quarto”, que permitiu a participação da sociedade. Com isso, empresários, clubes de serviços e grupos de amigos poderão colaborar. Os valores de participação ainda não foram definidos.

De pronto, a prefeita informou que a equipe aguarda liberação de recursos do deputado federal Samuel Moreira. Maria José explicou que a Prefeitura já apresentou o pedido ao parlamentar. “Enviamos um ofício e o trouxemos para que pudesse ver o resultado dos nossos trabalhos na Santa Casa”.

Segundo a prefeita, a visita teve como caráter instigar a colaboração. “Acredito que, quando a pessoa vê o trabalho sendo realizado de maneira correta, funcionando, ela vai batalhar com mais forças para também ajudar”, argumentou.

Além do deputado, Maria José acrescentou que a intervenção está “buscando apoio de todos os lados”. O objetivo é trabalhar para que a Santa Casa possa funcionar “com as próprias pernas e com atendimento mais rápido e de qualidade”.

Para viabilizar a reforma do centro cirúrgico, a prefeita adiantou que uma ampla ação de incentivo ao voluntariado será realizada na cidade. Segundo ela, somente as emendas parlamentares não serão suficientes para realizar todas as ações necessárias para promover a melhoria da infraestrutura do espaço.