Roteiros alemães e tango argentino são programa do Sesi até dezembro

284





Divulgação

‘Férias’ aborda a vida de uma mãe que está farta da vida solitária que leva no interior da Alemanha

 

Até o final do ano, a unidade local do Sesi (Serviço Social da Indústria) prossegue com programação cultural. Deste mês até dezembro, serão exibidos três dramas e duas comédias alemãs e coreografias que apresentam ritmo argentino.

As seis atrações são gratuitas e indicadas para públicos de diferentes faixas etárias. Os filmes alemães serão exibidos nos dias 6, 14, 21, 28 deste mês e 5 de dezembro. Ainda em novembro, o público poderá conferir espetáculo de tango no dia 29.

Com legendas em português, os longametragens alemães se dividem entre o drama (três filmes) e a comédia (dois). As apresentações acontecem às quintas-feiras, com exceção do filme “Férias”, que tem apresentação a partir das 19h30.

A sessão será realizada nesta quarta-feira, 6, dando início à programação cultural do mês. O filme tem direção de Thomas Arslan e é recomendado para pessoas maiores de 16 anos. Ele apresenta a relação entre pessoas de uma família residente na região de Uckermack, ao norte de Berlim, na Alemanha.

Com o título de “Ferien”, no nome em alemão, o longa conta a história de uma mãe que está farta da vida solitária no interior. Os fatos da vida familiar geram constantes aborrecimentos, como: a primeira briga do filho adolescente com a namorada, o casamento da filha que está à beira do fim e a morte da avó.

“Em Minhas Mentiras, Meu Amor” (“Lila, Lila”), o diretor Alain Gsponer explora as possibilidades da comédia. Com apresentação às 14h do dia 14 deste mês, o filme conta a história de David, um jovem garçom que vai do anonimato ao estrelato.

Ele apaixona-se por Maria, uma estudante de literatura. David, porém, só consegue conquistá-la quando, ao encontrar um manuscrito, se faz passar pelo autor do romance. Com o plágio do texto, ele faz carreira até Jacky aparecer e se declarar o verdadeiro autor. O problema é que Jacky também é impostor.

No próximo dia 21, a partir das 19h30, o Sesi exibirá “Polska Love Serenade”. Dirigido por Monika Anna Wojtyllo, o filme gira em torno de Max e Anna, um casal que viaja pela região da Polônia, num carro caindo aos pedaços.

Max é um futuro advogado e busca propriedades para a família. Já Anna é uma universitária e quer “abandonar a lata-velha” dela para receber dinheiro do seguro.

Os dois decidem começar a aventura na véspera de Natal e passam por momentos engraçados. Recomendado para maiores de 12 anos, o filme tem 75 minutos de duração.

Ainda este mês, outro longa-metragem alemão será exibido no Sesi. Trata-se de “Wholetrain”, que conta a história de quatro grafiteiros (David, Tino, Elyas e Achim).

Eles observam as hierarquias, regras, os valores e códigos da cena do grafite. Noite após noite, vão para as estações de metrô da cidade onde residem, deixando muitas imagens pelo caminho. Mas, quando outro grupo aparece em cena, os quatro se sentem desafiados, iniciando-se uma “batalha criativa”.

Rodado em 2006, o drama tem direção de Florian Gaag. Conta com 89 minutos de duração e é recomendado para maiores de 12 anos. A exibição de “Wholetrain” está agendada para as 14h do próximo dia 28, com entrada gratuita.

A mostra de cinema inclui, ainda, “Poll”, filme que tem sessão às 14h do dia 5 de dezembro. O tema gira em torno da história de Oda van Siering, de 14 anos. Após a morte da mãe, a adolescente retorna à Estônia para junto do pai, alemão.

Lá, ela vivencia “os últimos dias que antecedem a eclosão da Primeira Guerra Mundial”. Oda esconde um anarquista e escritor estoniano dos soldados russos. Em meio à história trágica, a jovem descobre o primeiro amor.

“Poll” é dirigido por Chris Kraus, sendo voltado para o público com mais de 14 anos de idade. O longa-metragem tem 139 minutos de duração e encerra a programação cultural de cinema promovida pelo Sesi em todo o Estado.

As atrações em Tatuí incluem, ainda, o espetáculo de dança “Tango… uma Paixão”. Ele será apresentado no dia 29 deste mês, às 19h, e é composto por um conjunto típico de músicos de tango (com bandeneon, violino, violoncelo, piano e contrabaixo), acompanhados de um cantor e cinco casais de bailarinos.

O grupo recria no município a mesma atmosfera de uma “verdadeira casa de tangos de Buenos Aires”. Durante 60 minutos, o espetáculo prende a atenção da plateia com coreografia que reúne qualidade de “balé de nível internacional e sensualidade marcante da típica dança argentina”, consta na sinopse.

A apresentação presta homenagem a “grandes compositores e intérpretes do tango” e é acompanhada por clássicos da música portenha, como as músicas “Por uma Cabeza”, “El Dia Que Me Quieras”, “La Cumparsita” e “Volver”.

“Tango… uma Paixão” será apresentado pela Cia. Tango & Paixão. O espetáculo tem direção geral de Nelson Lima, direção artística de Márcia Mello, coreografia de Márcia Mello, arranjo musical de Oldimar Pocho Caceres, coordenação técnica de Sílvio Romualdo e iluminação de Fernando Sá.