Rotary Clube de Tatuí lança o Movimento #TatuíContraPólio

Ações digitais e presenciais visam aumento da cobertura vacinal

Rotary Clube de Tatuí lança o Movimento #TatuíContraPólio
Símbolo do movimento do Rotary Clube (foto: Divulgação)
Da redação

A Campanha de Multivacinação iniciada neste mês pelo Ministério da Saúde está recebendo um reforço no município. Trata-se do Movimento #TatuíContraPólio, iniciativa lançada pelo Rotary Clube de Tatuí com apoio de parceiros e que tem como meta aumentar a cobertura vacinal na cidade.

Em especial, a ação busca aumentar o índice de crianças imunizadas contra a poliomielite. A erradicação da doença é uma meta global do clube de serviços há mais de 35 anos.

O projeto é dividido em ação digital e presencial, “sendo desenvolvido para unir todos os estratos da sociedade tatuiana”, conforme o clube. Podem participar das atividades desde representantes de entidades a donas de casa, de modo voluntário.

A iniciativa começou na quarta-feira, 20, com a apresentação de uma imagem desenvolvida pelo Departamento Municipal de Comunicação e Transparência. O setor é um dos que estão engajados com o incentivo à vacinação, ficando encarregado de criar um símbolo para o movimento.

A articulação esteve a cargo do chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo, e o trabalho é assinado por Alex Galvão Macedo, diretor do departamento.

Desenvolvida pela  prefeitura, a pedido da IP (Imagem Pública) do Rotary, a arte será distribuída a todos os interessados em fazer parte do movimento. A participação é voluntária, podendo ser apenas digital – nas próprias redes sociais.

Para fazer parte do movimento, basta entrar em contato com o clube de serviços por meio das redes sociais e solicitar a arte para troca da imagem do perfil ou da página. A substituição é temporária, valendo apenas para este mês, quando são concentradas as aplicações das vacinas, incluindo a que protege da pólio.

A ideia por trás do uso da imagem é, em um primeiro momento, utilizar a internet para divulgar o máximo possível a campanha, como explica a presidente do Rotary Clube de Tatuí, Alcimira do Carmo Ferriello Vieira de Camargo, a Cima Ferriello. E, num segundo, “criar uma cultura de incentivo à vacinação”.

“A troca da fotografia foi pensada para chamar a atenção do máximo de pessoas possível, para viralizar. Toda vez que alguém mudar a imagem pessoal pela arte que simboliza a ação, essa pessoa vai atuar como multiplicadora”, explica.

“Além disso, ela estará contribuindo para que as pessoas se acostumem ao movimento, como acontece com outras ações, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, só que no nosso caso voltado para o reforço da vacina”, acrescenta.

O Movimento #TatuíContraPólio terá, ainda, ações presenciais. Elas estão pré-agendadas para este sábado, 23, incluindo uma carreata, uma mobilização na Praça da Matriz e visitações a postos centrais de vacinação. A carreata está prevista para começar às 10h, com saída da sede do clube de serviços.

A juventude rotária (Interact e Rotaract) e membros do Rotary Club Cidade Ternura estão convidadas a participar. A carreata será acompanhada pelo personagem Zé Gotinha, símbolo da multivacinação no Brasil.

O percurso do passeio terminará na Praça da Matriz, onde o grupo planeja uma “blitz de conscientização” junto aos motoristas e abordagens a pais e responsáveis pelas crianças que são o público-alvo da campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, 18 tipos de vacinas, incluindo a da pólio, estão disponíveis para menores de 15 anos em postos de imunização de 1º a 29 de outubro.

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A proteção contra a poliomielite é destinada a crianças entre dois meses a cinco anos de idade.

No ano passado, a imunização contra a pólio precisou ser prorrogada no estado de São Paulo em função da baixa cobertura. Em novembro, o Ministério da Saúde reportou que 52,4% das crianças haviam sido vacinadas. O índice de cobertura recomendado pelo órgão para o público-alvo é de 95%.

“É por isso que nós estamos lançando esse movimento, para que ele auxilie o poder público a chegar no indicador necessário e a população esteja protegida”, diz Cima.

No decorrer da semana, a presidente espera a adesão de mais pessoas e instituições. Por enquanto, o #TatuíContraPólio tem apoio da prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, Educação e Segurança Pública, da Câmara Municipal, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), da Central de Rádios, além dos jornais Integração e O Progresso de Tatuí.

Entidades, clubes, organizações e até empresas podem colaborar com a iniciativa. “Todo mundo é muito bem-vindo, aliás, toda e qualquer pessoa que quiser participar estará colaborando não com o Rotary, mas com a vida”, conclui Cima.