Ronaldo Martins alcança primeiro título estadual de dardos a Tatuí

“Pressionado” pelo filho, Ronaldo Martins trouxe o troféu de campeão para casa (foto: arquivo pessoal)
Da redação

Tatuí conquistou um título estadual na modalidade de dardos. No dia 31 novembro do ano passado, em São Paulo, o atleta tatuiano Ronaldo Martins foi campeão, de forma invicta, na “Final da LSPD” (Liga São Paulo de Dardos).

A competição estadual teve a participação de 12 dardistas. Para conquistar o título, Martins obteve a vitória em todos os seis jogos disputados. “Fiquei muito feliz por ter sido o primeiro tatuiano campeão estadual da modalidade”, comemora.

“Poder jogar contra os melhores atletas do estado e sair com o troféu de campeão foi uma experiência fantástica”, completou o esportista.

No entanto, Martins competiu pressionado pelo filho. Ele conta que uma das “condições impostas” pelo filho para que pudesse ir a São Paulo para disputa o estadual era que trouxesse o troféu para casa.

“A melhor parte de ter conquistado o título foi ter chegado com o troféu de campeão e poder entregá-lo como presente ao meu filho”, expôs Martins.

Para conquistar uma vaga na Final da LSPD, ele teve de ficar entre os cinco primeiros colocados da Final da Liga de Tatuí, em 2019. Promovida pelo Clube de Dardos de Tatuí, a disputa municipal é dividida em oito etapas.

Um dos fundadores do clube e organizador da Liga Tatuí, Nathan Perks já divulgou o calendário de etapas da temporada 2020. A primeira está prevista para o dia 15 de fevereiro. Posteriormente, as outras sete disputas da temporada ocorrerão nos dias: 21 de março, 18 de abril, 16 de maio, 20 de junho, 18 de julho, 15 de agosto e 19 de setembro.

Os interessados em competir podem efetuar as matrículas até o dia da realização de cada etapa. Não há divisão por categorias. Mediante pagamento da taxa de inscrição, as disputas são disponíveis a qualquer pessoa, não sendo necessário residir no município ou se associar ao Clube de Dardos de Tatuí. “Se há interesse, pode participar, sem nenhum problema”, reforça Perks.

Os oito melhores atletas na classificação geral das oito etapas se classificam à Final da Liga de Tatuí. Em 2020, a etapa decisiva da disputa tatuiana está programada para o dia 17 de outubro e a Final da LSPD, no dia 14 de novembro. Paralelamente, o Clube de Dardos encerrará o ano com o torneio “Tatuí Masters Open 2020”, no dia 12 de dezembro.

Fundado em 2006, o Clube de Dardos de Tatuí possui 12 membros ativos e realiza todas as etapas no Grando Sports Society. Segundo Perks, é aberto a todos, desde iniciantes que querem aprender mais sobre a modalidade até atletas experientes. “Nós tentamos ajudar as pessoas para melhorar o jogo delas”, apontou o neozelandês.

Um dos integrantes do clube tatuiano, Martins começou a jogar dardos há oito anos. Ele conta que estava tomando cerveja na casa de um amigo de trabalho, que praticava a modalidade, quando recebeu um convite.

Com a conquista estadual, o atleta já está classificado para defender o título. A campanha vencedora ainda garante uma vaga a Martins na Copa do Brasil, no Rio de Janeiro. A competição nacional está agendada para os dias 1º e 3 de maio.

“Começo 2020 com foco total, treinando bastante para fazer uma boa temporada. Quem sabe, posso ir em busca do título nacional e de um bicampeonato estadual”, almeja o tatuiano.

Além das conquistas, Martins gostaria que as pessoas tivessem interesse em conhecer a modalidade e o Clube de Dardos de Tatuí. “Seria muito bacana. Nosso esporte é pouco reconhecido na nossa região”, declarou.

“O reconhecimento permitiria uma aproximação entre atletas e investidores. É muito difícil de conseguirmos patrocínios, pois atuamos em um esporte pouco visto e pouco divulgado”, complementou Martins.

De acordo com Perks, nos três anos anteriores, jogadores tatuianos estiveram em Palmas, no Tocantins, e em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, para participar de competições nacionais e internacionais da modalidade.

Entretanto, o organizador do clube afirma que o dinheiro arrecadado com as taxas de inscrições das etapas é utilizado para que os atletas possam participar de outros torneios. “Esperamos conseguir algum patrocínio para ajudar os nossos atletas”, conclui Perks.