Cláudio Aldecir
Foto histórica do Santos, no estádio do Pacaembú, em 17 de maio de 1959, antes de ganhar do Vasco da Gama e conquistar o Torneio Rio-São Paulo.
Treinador Luís Alonso Perez escalou o alvinegro, Getúlio, Álvaro, Ramiro, Mourão, Zito e Laércio. Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe.
Com um futebol envolvente, o “Peixe” ganhou por 3 tentos a zero. Coutinho fez 2 e Pelé completou.
O Rio-São Paulo começou em 1933, disputado por clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em 1954, o torneio passou a ser oficialmente chamado “Torneio Roberto Gomes Pedrosa”; em 1967 já contava com clubes de outros Estados e devido a essa ampliação tornou-se “Robertão” e rebatizado em 1969 como Taça de Prata, quando foi encampado pela CBD (hoje CBF), passando a serem considerados edições do Campeonato Brasileiro.
Uma nova edição do torneio Rio-São Paulo voltou a ser disputada nos anos 1990, tendo tido a sua última edição em 2002.
Histórias e curiosidades do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade