Da reportagem
O tenista Renato Orsi já se prepara para a temporada 2022. Detentor de três títulos em 2021, sendo dois regionais e dois estaduais, o tatuiano de 14 anos começará o próximo ano participando de uma competição de nível nacional.
De acordo com o pai do tenista, José Guilherme Orsi, atualmente, Renato mantém a preparação para competir nas etapas do “Brasileiro” agendadas para serem disputadas entre os meses de janeiro e fevereiro.
José Guilherme informa que, neste ano, em virtude da pandemia, o jovem atleta participou de poucos torneios. Entretanto, apesar disso, Renato conquistou três títulos e um vice-campeonato, todos no segundo semestre.
As duas primeiras conquistas, em julho, aconteceram na mesma competição. Ele participou do “CRB Open”, a segunda etapa da temporada 2021 da LRT (Liga Regional de Tênis), promovido no CRB (Centro Recreativo e Beneficente) de Conchas.
Na oportunidade, o tatuiano competiu em três categorias: intermediária “A”, geral e especial. Renato faturou o título da intermediária A e da geral, além de ter sido um dos semifinalistas da especial.
No mês seguinte, Renato representou o município em etapa da Federação Paulista de Tênis. Ele disputou a categoria 14 anos contra atletas de diversas cidades do estado, incluindo tenistas de Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara, e voltou de São Carlos (SP) com o vice-campeonato.
Conforme o pai do tenista, o filho havia pegado o lado da chave mais difícil da categoria. “Foram jogos muito disputados, o que ocasionou muitas câimbras no jogo da final”, afirmou José Guilherme, na ocasião.
O título mais recente de Renato foi conquistado no início do mês de novembro. O tatuiano garantiu mais uma vez o título da categoria 14 anos da Federação Paulista de Tênis, dessa vez na etapa do Sport Club Corinthians Paulista.
Os jogos aconteceram no Parque São Jorge, sede do “Timão”, na capital paulista, dias 30 e 31 de outubro, e a decisão, no dia 2 de novembro, Dia de Finados. Renato venceu por 2 sets a 0 na etapa classificatória (6 a 2 e 6 a 2) e na fase de quartas de final (6 a 1 e 6 a 3).
Nos confrontos decisivos da categoria, o jovem tatuiano ganhou, na semifinal, por 2 sets a 1 (6 a 4, 2 a 6 e 10 a 4), e na decisão, obteve mais um triunfo, por 2 sets a 0 (6 a 3 e 6 a 2). “Foi o melhor resultado que Renato atingiu”, completou o pai.