Da reportagem
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior anunciou, nesta semana, investimento de quase R$ 50 mil para a realização de um mutirão de oftalmologia, visando reduzir a fila de espera por consultas desta especialidade.
O mutirão será realizado em parceria com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), considerado referência no atendimento oftalmológico em todo o Brasil.
De acordo com o prefeito, a administração investirá R$ 49,5 mil na ação. O mutirão será promovido com os recursos que a prefeitura economizará com a cancelamento do Carnaval deste ano, conforme já anunciado em dezembro do ano passado.
Na ocasião, o chefe do Executivo informou que não investiria recursos do município no Carnaval e que a prioridade seria a realização de mutirões de saúde. Ele também disse que não iria se opor aos eventos particulares, realizados por associações, blocos e clubes.
“Pela situação epidemiológica que ainda estamos vivendo, devido à Covid-19, ponderamos que não seria uma boa ideia promover uma festa neste momento e achamos melhor cancelar o Carnaval para dar suporte à Secretaria de Saúde”, justificou o prefeito.
Segundo ele, em virtude da pandemia, muitas cidades, incluindo Tatuí, precisaram cancelar as consultas de rotina e canalizar todos os recursos da Secretaria de Saúde para atender à demanda exigida pela Covid-19, como aumento de leitos, aquisição de insumos e equipamentos.
“Agora, com a situação um pouco melhor, podemos voltar a atender os pacientes que aguardam pelas consultas e intensificar o atendimento. A intenção é zerar as filas de espera, e a primeira ação é voltada aos atendimentos oftalmológicos”, informou o prefeito.
O primeiro mutirão de saúde começa no próximo sábado, 5, a partir das 8h, na Concha Acústica Municipal “Maestro Spartaco Rossi”, oferecendo cem consultas oftalmológicas aos moradores de Tatuí.
Com o mutirão, profissionais do Hospital Oftalmológico de Sorocaba estarão em Tatuí, atendendo os pacientes que que já tinham consultadas pré-agendadas com este tipo de especialidade e estavam na fila de espera do Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médica) “Dr. Jamil Sallum”.
Conforme o prefeito, outros oito mutirões com cem atendimentos cada um devem acontecer nos próximos meses (um em cada mês), os quais ainda serão agendados e divulgados pela prefeitura. No total, a ação prevê atender 900 pacientes, priorizando os mais antigos da lista de espera.
“Temos uma demanda grande de consultas oftalmológicas e acreditamos que, com os mutirões, vamos zerar essa fila de espera. Também temos estudado, com nossa equipe de saúde, a possibilidade de fazer outras ações como essa para outras especialidades médicas”, afirmou o prefeito.