Recitais de música de câmara é a atração gratuita do CDMCC nesta terça

280





Divulgação

O grupo Gárgula tem como proposta interpretar canções e danças da Idade Média

 

A próxima terça-feira, 19, será marcada por apresentação de música de câmara no Conservatório de Tatuí. Na data, três grupos fazem recitais gratuitos no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415.

As apresentações integram o “Prêmio Incentivo” à Música de Câmara, realizado de 18 a 22 de novembro. Às 20h, no foyer do teatro, denominado “Mario Covas”, tocará o Grupo Gárgula.

Em seguida, às 20h30, dentro do teatro, é a vez do Duo Amitiè. Tanto o Gárgula quanto o Amitiè são grupos vencedores do concurso interno de música de câmara realizado no final de 2012. A apresentação faz parte da premiação dos grupos.

O Gárgula, formado por Josevaldo Fortes Santos, Letizia Roa, Liliana Roa e Rafael Gandolfo Scherk, executará canções e danças da Idade Média, utilizando réplicas de instrumentos antigos.

A proposta do Gárgula, segundo assessoria de comunicação do Conservatório, é interpretar canções e danças da Idade Média aos “conceitos atuais de tonalidade e harmonia”.

O grupo “tem a intenção de ecoar, com a maior fidelidade possível, os sons e timbres desse período histórico, contextualizando o público para a época através de cenas, performances e textos”, seguindo orientações das professoras Míriam Braga e Dalila Ribeiro.

Gárgula foi o terceiro colocado no 4º Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí em 2012, no qual também conquistou o prêmio especial de “melhor performance de palco”.

Recentemente, o Gárgula participou de workshop com o grupo Capella de Ministrers (Espanha), durante a 4a Semana de Música Antiga de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e também se apresentou no Festival de Artes da Unesp, de Botucatu, 18º Caps Acústico, como grupo convidado.

O grupo utiliza instrumentos como flauta doce, violino barroco, saltério, viola de roda medieval, violoncelo barroco e outros.

Já o Duo Amitiè é formado pelos pianistas Ramses Hussni e Rogel Júnior. Atua desde 2012, sob orientação da professora Cristiane Bloes. De acordo com o setor de comunicação do Conservatório, o grupo dá “ênfase à pesquisa e interpretação do repertório moderno voltado para o piano, abrangendo, em seu repertório, peças originais e transcrições para dois pianos ou piano a quatro mãos”.

Os alunos obtiveram destaque no ano em que iniciaram o trabalho, vencendo o 7º Concurso Interno de Piano, na categoria Duos Pianísticos, e ficando em segundo lugar no 4º Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí.

No primeiro semestre de 2013, a convite do maestro Dario Sotelo, participaram do “Coreto Paulista – Seminário de Regência”, executando “A Sagração da Primavera”, versão para dois pianos, de Igor Stravinsky, em homenagem aos cem anos de existência da peça.

No recital desta quarta, o duo apresentará a versão integral da obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, em dois pianos.

Ainda na quarta-feira, após a apresentação do duo pianístico, haverá concerto do Musicum Trio, formado por Thais Valim (piano), Abner Antunes (violino) e Jefferson Perez (violoncelo). No programa, estão obras J. Brahms e Guerra-Peixe.

O Musicum Trio foi formado em 2002, durante o 33º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em 2012, foi um dos grupos selecionados a participar do 6º Concurso Internacional de Música de Câmara “Joseph Joachim”, em Weimar, Alemanha.

O trio ainda ganhou o primeiro lugar no concurso e também foi premiado na categoria “melhor música brasileira” no 20o Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba, em 2003.

Em 2006, os alunos realizaram série de recitais na cidade de Sorocaba, apresentando integralmente os trios de W. A. Mozart, em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor.

Prêmio Incentivo

O Prêmio Incentivo à Música de Câmara reúne 160 grupos, todos formados por alunos de diferentes cursos de instrumentos. Eles apresentam-se ao longo da semana, e os selecionados disputam as fases semifinal e final, agendadas para os dias 23 e 24. As atividades têm entrada franca.