Receita Federal abre consulta do 3º lote de restituição do ‘IRPF’

Da redação

A agência da Receita Federal em Tatuí informou estar aberto o período de consulta do terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2021. Conforme o órgão, os dados estão disponíveis desde sexta-feira, 23.

O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores, segundo informa José Roberto de Camargo, chefe da agência da RF tatuiana – pertencente à Superintendência da Receita Federal na 8ª Região Fiscal.

Em todo o Brasil, o crédito bancário para 5.068.229 contribuintes será realizado no dia 30 de julho, no valor total de RS 5,8 bilhões.

Desse total, R$ 354.326.718,95 referem-se a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 13.985 idosos acima de 80 anos, 95.298 entre 60 e 79 anos, 8.987 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

“Foram contemplados, ainda, 4.913.343 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021”, informa o chefe da RF em Tatuí.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC”, afirma a RF.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão as informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.