Real Madri é o único representante do municí­pio no Cruzeirão de 2016





Na terça-feira da semana passada, 16, a Semes (Secretaria Municipal de Esportes de Sorocaba) divulgou o número de times inscritos na nova edição do “Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul”. Na lista de concorrentes do 57º “Cruzeirão”, estão 304 equipes. Entre elas, a única representante de Tatuí: o Real Madri Futsal Z/L.

Com presença constante nas últimas edições do torneio de futsal sorocabano, o time da “Capital da Música” disputará o título pela principal. A categoria é a mais concorrida dentre as cinco que compõem o evento tradicional.

Ao todo, 226 times se inscreveram na categoria. O Real Madri aparece na posição de número 137 e terá como adversários equipes de Alumínio, Boituva, Capela do Alto, Indaiatuba, Itu, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Votorantim.

De acordo com tabelas enviadas pela Semes a O Progresso, Tatuí não tem representantes nas categorias feminina, quarentão, veterana e superveterana. A primeira reunirá 14 equipes; a segunda, 16 times; a seguinte, 28; e a quarta categoria registrou a inscrição de 22 equipes da região.

Conforme informou a organização, neste ano, o Cruzeirão conta com nove equipes a mais que em 2015. No ano passado, o torneio registrou a inscrição de 295 times, sendo o maior número delas concentrado na principal.

A Semes contabilizou as inscrições após as 17h do dia 12 deste mês, com o encerramento do processo. A mesma entidade realizou, na tarde de quarta-feira, 17, o congresso técnico para o chaveamento das equipes (feito por sorteio).

O evento aconteceu no Salão Verde do Seminário, à avenida Eugênio Salerno, 140, no centro de Sorocaba. O resultado do encontro – que contou com participação dos representantes das equipes – será divulgado nos próximos dias.

Os tatuianos disputarão confrontos contra adversários nascidos em 1999 e em anos anteriores. Na categoria feminina, os jogos envolverão atletas nascidas em 1999 e anteriores. Na quarentão, os times são compostos por jogadores nascidos em 1976 e anteriores; na veterana por atletas de 1982 e anteriores; e, na superveterana por jogadores nascidos em 1971 e anteriores.

Segundo o regulamento, cada equipe pode inscrever, no mínimo, cinco jogadores. A organização não permite a substituição ou cancelamento das fichas após entrega e protocolamento das inscrições nas respectivas categorias.

As equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria receberão troféus e medalhas personalizadas. A Semes também premiará os artilheiros, os goleiros menos vazados e as equipes mais disciplinadas ao final da competição.

Em 2016, a organização anunciou como atração a volta da Associação Atlética Santa Rita ao torneio. A equipe é a primeira campeã do “Cruzeirão”.

O torneio tem como objetivos promover intercâmbio esportivo entre as equipes da região, bem como contribuir para a formação de uma filosofia esportiva baseada na seriedade e para o desenvolvimento técnico e tático do futsal.

Em 2015, Tatuí esteve no páreo para a disputa de troféu do aberto, por meio do Ivoal Direção Hidráulica. O time local integrou o grupo “G” da principal.

No ano anterior, Tatuí contou com três equipes na competição sorocabana. O município esteve representado pelo Ivoal Direção Hidráulica e o Real Madri, na masculina principal, e pela equipe da Prefeitura, na classe feminina. Os três times não conseguiram avançar na competição nos meses seguintes.