Da reportagem
Quatro estudantes de duas escolas tatuianas foram premiados no concurso de artes em celebração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, da Sabesp em parceria com a startup ExplicaMais (plataforma de gestão de estudos) e o projeto Padalágua.
Foram premiados os participantes classificados com as melhores obras nas três categorias do concurso: desenho (alunos de 5 a 10 anos do fundamental I), fotografia (alunos de 11 a 14 anos do fundamental II) e redação (estudantes do ensino médio, na faixa etária de 15 a 18 anos).
Entre os tatuianos, a melhor colocação foi do estudante Miguel Antonio Coelho Rodrigues, da Emef “Professor José Tomás Borges”. Ele ficou em primeiro lugar na categoria desenho e foi premiado com um jogo de tabuleiro.
Em seguida, na categoria redação, a melhor colocada foi a estudante Hellen Soares das Graças, da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes”. Ela ficou em quinto lugar e foi premiada com um headphone.
Em sétimo e nono lugares, ainda na categoria redação, aparecem os estudantes Bruno Nogueira Corrêa e João Victor de Souza Siqueira, respectivamente. Os dois alunos da Etec “Sales Gomes” receberam uma bolsa do programa Explica Mais.
De acordo com a organização, com o tema “Somos Água”, o concurso teve o objetivo de incentivar a captura de registros que evidenciem os serviços prestados pela Sabesp e que também enfatizem a importância da água.
“O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais, além de sensibilizar a atual geração estudantil para o correto consumo de água, formando, assim, futuros consumidores responsáveis”, informa a coordenação do certame.
A ação foi voltada aos alunos das redes pública e particular de ensino fundamental I e II e ensino médio, nos 35 municípios atendidos pela Sabesp na bacia hidrográfica do Médio Tietê. As inscrições terminaram no dia 20 de junho.
Segundo a organização do concurso, as inscrições superaram as expectativas. Ao todo, a comissão julgadora analisou 243 obras das regiões de Botucatu, São Manuel, Tatuí e São Roque.
A seleção dos trabalhos foi realizada por três bancas de pessoas credenciadas e especializadas nas áreas, levando-se em consideração: criatividade, originalidade e coerência temática. O julgamento ocorreu entre 21 e 23 de junho.
“Ficamos extremamente felizes com a adesão. Toda ação que ajude na conscientização das novas gerações em relação ao meio ambiente e à importância da preservação dos recursos naturais é bem-vinda e agregadora”, destacou o superintendente da unidade de negócios do Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tapia.
No total, o certame distribuiu 45 prêmios às melhores obras nas três categorias, incluindo assistentes pessoais, mesas digitalizadoras, caixas de som bluetooth, fones de ouvido, jogos de tabuleiro e menções honrosas.
O resultado do concurso foi divulgado no dia 26 de junho, encerrando as atividades comemorativas do mês do Meio Ambiente, no site da ExplicaMais: www.explicamais.com.br. Informações complementares podem ser obtidas pelo e-mail suporte@explicamais.com.br.
Todos os vencedores poderão ter as obras publicadas no Instagram da Sabesp. Também há a possibilidade de os primeiros colocados em cada categoria participarem de uma live da Sabesp. Detalhes no site www.materiais.explicamais.com.br/somos-agua.